dc.contributor.advisor | Somma Neto, João, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Faxina, Elson, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.creator | Quartiero, João Victor Zabot | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T13:05:12Z | |
dc.date.available | 2023-03-07T13:05:12Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56224 | |
dc.description | Orientador: João Somma Neto | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Elson Faxina | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho desenvolve uma análise sobre as maneiras como a profissão e os profissionais do jornalismo são representados em filmes de cinema do Século XXI. No documentário, entrevistas com gente dos ramos do jornalismo e do cinema se unem a cenas de nove longa-metragens de ficção e citações de textos acadêmicos sobre o tema. Estes elementos compõem um documentário que pode ser dividido em quatro partes. A primeira é introdução ao tema. A segunda traz os possíveis motivos para que o jornalismo e o jornalista apareçam com frequência no cinema. Em seguida, as representações recorrentes nos filmes analisados (divididas em "o jornalista herói e o sacrifício da vida pessoal"; "o jornalista mau"; "vestimenta e acessórios"; "álcool, cigarro e café"; e "caos e nostalgia"). A última insere reflexões sobre como tais representações podem influenciar o imaginário das pessoas, incluindo os próprios jornalistas, em relação à profissão em questão. A produção de O Jornalismo do Cinema: um documentário sobre como filmes do Século XXI representam a profissão e o profissional do jornalismo conta com um embasamento teórico distribuído em duas seções. A primeira seção aborda as razões para o jornalismo ser retratado recorrentemente nos filmes e como eles podem influenciar a concepção da audiência sobre a profissão. Depois, são apresentadas teorias sobre a cultura do jornalismo e os valores, mitos, estereótipos e símbolos presentes nela - e com eles são retratados nos filmes. Já a segunda discute o conceito é documentário e a relação deste gênero de filme com o jornalismo e, então, define o tipo do documentário produzido para este trabalho. Enquanto há referências a outros filmes no embasamento teórico e no produto, foram estudadas a fundo e utilizadas no documentário as seguintes obras: Homem-Aranha (lançado no Brasil em 2002), Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), Boa Noite e Boa Sorte (2006), O Diabo Veste Prada (2006), Zodíaco (2007), O Abutre (2014), Spotlight - Segredos Revelados (2016), The Post - A Guerra Secreta (2018) e Três Anúncios Para Um Crime (2018) | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Contém video documentário. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf video/mpeg | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo - Representação cinematografica | pt_BR |
dc.title | O jornalismo do cinema : um documentário sobre como filmes do século XXI representam a profissão e o profissional do jornalismo | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |