• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O gauche contemporâneo

    Thumbnail
    View/Open
    R - T - LARISSA DE CASSIA ANTUNES RIBEIRO.pdf (2.733Mb)
    Date
    2018
    Author
    Ribeiro, Larissa de Cássia Antunes
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Tabela Áreas do Conhecimento CNPq
    Poesia brasileira - Crítica e interpretação
    Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese Digital
    Abstract
    Resumo: Esta pesquisa tem como tema a obra de Carlos Drummond de Andrade e os seus desdobramentos dentro da dinâmica estética e social. A importância desse poeta para a Literatura Brasileira é imensurável. Dentro do seu contexto de produção, o gauche dialoga com o desenvolvimento do Modernismo e do Pós-Modernismo. Através da transfiguração do eu, o poeta se coloca frente ao mundo e suas representações. Isso ocorre por meio da estética da gaucherie, a qual é potencializada, de maneira diversa, a cada fase do autor. Ela parte da ironia Moderna e desemboca no pastiche Contemporâneo. A ironia é o recurso que fundamenta o olhar oblíquo e apresenta a complexidade da matéria poética. Esta pesquisa investiga as formas do riso drummondiano frente ao mundo globalizado e à sociedade Pós-moderna. A metodologia de estudo ocorre através das análises de poemas que apresentam as variações do gauche, considerando a obliquidade das significações como elemento central de interpretação. Para tanto, utiliza-se a abordagem do Pós-modernismo, apresentada por Frederic Jameson (1985), como produção artística que busca a descentralização dos conceitos e dialoga com a sociedade de consumo, onde se instala a Poesia Contemporânea. As obras selecionadas pertencem a Alguma Poesia e Brejo das Almas, em que aparece a figuração inicial da personagem tortuosa; A Rosa do Povo, cuja abordagem social é problematizada; Claro Enigma, Observador no escritório e Passeios na ilha, ocorre a representação do poeta publicamente introspectiva; e Lição de Coisas, em que a palavra aparece como a principal protagonista. Palavras-chave: Gauche. Poesia. Pós-moderno. Contemporâneo.
     
    Abstract: This research has as its theme the work of Carlos Drummond de Andrade and its unfolding within the aesthetic and social dynamics. The importance of this poet to the Brazilian Literature is immeasurable. Within its context of production, the gauche dialogues with the development of Modernism and Post-Modernism. Through the transfiguration of the self, the poet stands before the world and its representations. This occurs through the aesthetics of gaucherie, which is potentiated in a different way to each phase of the author. It starts from the Modern irony and ends in the Contemporary pastiche. The irony is the resource that grounds the oblique look and presents the complexity of poetic matter. This research investigates the forms of Drummondian laughter vis-a-vis the globalized world and Post-modern society. The study methodology is based on the analysis of poems that show gauche variations, considering the obliquity of meanings as a central element of interpretation. To do so, the post-modernism approach, presented by Frederic Jameson (1985), is used as an artistic production that seeks the decentralization of concepts and dialogues with the consumer society, where Contemporary Poetry is installed. The selected works belong to Alguma Poesia and Brejo das Almas, when the initial figuration of the tortuous character appears; Rosa do Povo, whose social approach is problematized; Claro Enigma, Observador no escritório and Passeios na ilha, occurs the representation of the publicly introspective poet; and Lição de Coisas, in which the word appears as the main protagonist. Keywords: Gauche. Poetry. Post-modern. Contemporary.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56050
    Collections
    • Teses [102]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV