Diversidade étnico-racial na educação infantil : análises de um sistema privado de ensino adotado por uma rede pública municipal
Resumo
Resumo: O presente estudo tem como foco analisar as formas e estratégias elencadas para a inserção da diversidade étnico-racial em ações, processos e livros didáticos de um sistema privado de ensino destinado à educação infantil. Nossa pesquisa orientouse pela seguinte indagação: Qual o tratamento dado em um sistema privado de ensino no que se refere às políticas de diversidade étnico-racial? Para a realização da investigação, optamos pela abordagem dos estudos críticos sobre relações raciais no Brasil, evidenciando as análises sobre a existência de um padrão branco, do racismo à brasileira e de assimetrias raciais. O trabalho está ancorado nos estudos sobre educação infantil, relações raciais e políticas de diversidade étnicoracial. Como metodologia, optamos por desenvolver uma pesquisa com análises quantitativas e qualitativas. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas; observação participante em três turmas de Pré I de uma unidade educativa que utilizava apostilas; análises documental e de conteúdo, considerando as personagens presentes em ilustrações de dez livros didáticos produzidos por uma empresa privada com fins lucrativos que produz apostilas, oferta formação continuada, dentre outros serviços para redes públicas de educação. Os sujeitos participantes foram: uma supervisora de um sistema privado de ensino, uma gestora da Secretaria Municipal de Educação, três docentes, uma coordenadora pedagógica e crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil. Como resultados da pesquisa, corroboramos com a literatura da área de que as ações dos sistemas privados de ensino podem ser analisadas como uma política educacional, haja vista o seu aumento e permanência nas redes municipais de educação, bem como o fato da utilização no cotidiano das unidades educativas ser massiva, a tal ponto que as atividades das apostilas são as definidoras das práticas pedagógicas. Os livros didáticos, através da inserção de algumas imagens, integram parcialmente aspectos que abrangem a diversidade étnico-racial, porém, mantêm um padrão branco nas representações. Nas dez apostilas, identificamos a ausência de unidades e, consequentemente, de práticas pedagógicas e abordagens de conteúdos na formação continuada que contemplassem o assunto. A respeito das percepções das crianças sobre determinadas personagens das apostilas, verificamos a heterogeneidade nas respostas, sendo que algumas não recorrem à classificação racial para identificação de personagens e outras demonstram ter noção sobre as diferenças e utilizam categorias étnico-raciais para a caracterização. As docentes convergem que os materiais não favorecem a realização de trabalhos que enfatizem a diversidade étnico-racial. Observamos que as ações que abrangem a temática não estão postas enquanto critérios nos processos licitatórios, não cumprindo, portanto, as disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e demais documentos que subsidiam a primeira etapa da educação básica. As análises do conjunto de resultados da pesquisa permitiram confirmar a hipótese que o Sistema Privado de Ensino analisado cumpre parcialmente, integrando algumas imagens que contemplam a diversidade étnico-racial, mas mantendo, no geral, formas de hierarquização étnico-raciais. Palavras-chave: Diversidade étnico-racial. Educação infantil. Sistemas privados de ensino. Política educacional. Abstract: This study aims to analyze the forms and strategies used to the insertion of ethnicracial
diversity in actions, processes and textbooks of a private publisher to early
childhood education. Our research question is: What is the treatment given in a
private education system (private publisher) about ethnic-racial diversity policies? In
order to carry out the research, we opted for the approach of critical studies on race
relations in Brazil, highlighting the analysis of the existence of normative whiteness,
Brazilian racism and racial asymmetries. The work is anchored in studies on early
childhood education, race relations, and ethnic-racial diversity policies. As
methodology we chose to develop a research with quantitative and qualitative
analyzes. The data collection was done through semi-structured interviews,
participant observation in three preschool classes at a school that uses textbooks;
documentary and content analysis, considering the characters present in illustrations
over ten textbooks; offer workshop to teachers; among other services for public
education system. The research participants were: a supervisor of a private
publisher, a manager of the Municipal Education Department, three teachers, a
pedagogical coordinator and children of a Municipal Center for Early Childhood
Education. As a result of the research, we corroborate with the literature in the area
that the actions of private education systems can be analyzed as an educational
policy, because of its increase and permanence in municipal education system, as
well as the fact the textbooks units are massive, to the point that the activities of the
textbooks are the defining of pedagogical practices. The textbooks, through the
insertion of some images partially integrate aspects about ethnic-racial diversity, but
maintains a normative whiteness in the representations. Among the ten textbooks,
we identified the absence of units and consequently of pedagogical practices and
content approaches in workshops for teachers that contemplated the subject. Over
the children’s perceptions about certain characters in the textbooks we verified the
heterogeneity in the answers, some of them do not use the racial classification to
identify characters and others demonstrate a sense of the differences and use
ethnic-racial categories for the characterization. The teachers converge that the
materials do not favor the accomplishment of works that emphasize ethnic-racial
diversity. Thus, we observed that the actions that cover the thematic are not put as
criteria in the public bidding processes, thus not complying with the provisions of the
Law of Guidelines and Bases of Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Brasileira) and other documents that subsidize the Brazilian early childhood
education. The analysis of the research allowed to confirm the hypothesis that the
Private Education System analyzed partially fulfilled, integrating some images that
contemplate the ethnic-racial diversity, but maintaining in general forms of ethnicracial
hierarchy.
Keywords: Ethnic-racial diversity. Child education. Private education systems.
Education politics.
Collections
- Teses [406]