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    A política do estado do Paraná e do município de Curitiba para a transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental e a efetivação das ações por ela propostas para acompanhamento pedagógico dos alunos com dificuldades de aprendizagem

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    R - E - ZULIANE KELI BASTOS.pdf (792.7Kb)
    Date
    2018
    Author
    Bastos, Zuliane Keli
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Psicologia educacional
    Disturbios da aprendizagem
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : A partir da necessidade de elaboração da monografia e interesse também profissional em melhor conhecer os Fundamentos Legais da Política de Transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental nas Redes Estadual e Municipal de Curitiba e as ações pedagógicas por ela proposta, buscou-se com auxílio e orientação da Professora Doutora Jussara Maria Tavares Puglielli Santos do Departamento e Administração Escolar da UFPR, verificar as proposições apresentadas no caderno/documento elaborado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, intitulado Ensino Fundamental: Proposições para a Transição do 5º ano para o 6º ano no Município de Curitiba. Trata-se também de uma pesquisa realizada com pedagogas, das três Escolas Estaduais que receberam o maior número de estudantes com dificuldades de aprendizagem e/ou de inclusão, na transição de 2016 para 2017, escolhido entre as escolas da Regional/Setor do Bairro Novo, por terem iniciativas diferenciadas para este processo de Transição no Município de Curitiba. Entendendo que existe certa preocupação em informar e orientar os profissionais, que recebem esses estudantes que migram das escolas municipais para as escolas estaduais, com uma documentação de transição, para que se tenha um tratamento diferenciado e ainda uma didática com correta adequação metodológica para que superem suas dificuldades de aprendizagem, tanto pelas mudanças na organização do tempo escolar, bem como pelo quantitativo de disciplinas/professores, e outras diferenças na organização escolar como maior número de disciplinas e professores e mudanças que perpassam o desenvolvimento pessoal físico/adolescência. Os dados coletados foram analisados a partir da literatura consultada e da legislação apresentada nas proposições aqui já citadas. Os resultados apontam que as pedagogas entrevistadas reconhecem a importância das ações diferenciadas para a transição, mas ainda é insuficiente o conhecimento da política e do documento que apresenta tais proposições para a transição dos estudantes das escolas municipais para as escolas estaduais de Curitiba.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55861
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [145]

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