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dc.contributor.authorBastos, Zuliane Kelipt_BR
dc.contributor.otherPuglielli, Jussara Maria Tavarespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T19:56:48Z
dc.date.available2020-01-17T19:56:48Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55861
dc.descriptionOrientadora : Jussara Maria Tavares Puglielli Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A partir da necessidade de elaboração da monografia e interesse também profissional em melhor conhecer os Fundamentos Legais da Política de Transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental nas Redes Estadual e Municipal de Curitiba e as ações pedagógicas por ela proposta, buscou-se com auxílio e orientação da Professora Doutora Jussara Maria Tavares Puglielli Santos do Departamento e Administração Escolar da UFPR, verificar as proposições apresentadas no caderno/documento elaborado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, intitulado Ensino Fundamental: Proposições para a Transição do 5º ano para o 6º ano no Município de Curitiba. Trata-se também de uma pesquisa realizada com pedagogas, das três Escolas Estaduais que receberam o maior número de estudantes com dificuldades de aprendizagem e/ou de inclusão, na transição de 2016 para 2017, escolhido entre as escolas da Regional/Setor do Bairro Novo, por terem iniciativas diferenciadas para este processo de Transição no Município de Curitiba. Entendendo que existe certa preocupação em informar e orientar os profissionais, que recebem esses estudantes que migram das escolas municipais para as escolas estaduais, com uma documentação de transição, para que se tenha um tratamento diferenciado e ainda uma didática com correta adequação metodológica para que superem suas dificuldades de aprendizagem, tanto pelas mudanças na organização do tempo escolar, bem como pelo quantitativo de disciplinas/professores, e outras diferenças na organização escolar como maior número de disciplinas e professores e mudanças que perpassam o desenvolvimento pessoal físico/adolescência. Os dados coletados foram analisados a partir da literatura consultada e da legislação apresentada nas proposições aqui já citadas. Os resultados apontam que as pedagogas entrevistadas reconhecem a importância das ações diferenciadas para a transição, mas ainda é insuficiente o conhecimento da política e do documento que apresenta tais proposições para a transição dos estudantes das escolas municipais para as escolas estaduais de Curitiba.pt_BR
dc.format.extent78 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectDisturbios da aprendizagempt_BR
dc.titleA política do estado do Paraná e do município de Curitiba para a transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental e a efetivação das ações por ela propostas para acompanhamento pedagógico dos alunos com dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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