Criminologia midiática e educação jurídica criminal : análise de seus impactos na percepção de estudantes de direito sobre a questão criminal
Resumo
Resumo: O presente trabalho busca traçar um esboço de perfil de estudante de graduação em direito da Universidade Federal do Paraná diante da questão criminal no que toca à incidência dos dispositivos "criminologia midiática" e "educação jurídica criminal", os quais são encarados como disseminadores de ideologias conservadoras da ordem. O primeiro conceito liga-se ao punitivismo, enquanto o segundo relaciona-se a um modelo liberal-normativista-individualista no qual o tecnicismo na educação intensifica a produção de um senso comum teórico dos juristas. O trabalho almeja, ademais, uma abertura da produção acadêmica jurídica para a pesquisa empírica, de modo a se desafiar a hermeticidade normalmente observada. A elaboração do trabalho conta com a pesquisa bibliográfica na construção da base teórica que orienta a aproximação frente aos dados coletados. Essa, por sua vez, se dá pelos método hermenêutico-dialético e pela análise de conteúdos. Não se pretende, porém, a redução da realidade das/os estudantes às informações apresentadas, servindo o perfil delineado para novas reflexões sobre as principais temas em análise. Nesse sentido, percebe-se uma faísca estudantil na direção de uma educação que promova uma postura mais ativa, bem como um relativo afastamento da postura punitivista da criminologia midiática em nível superficial, o que não se mantém em observação mais profunda, não afastando totalmente, porém, sua orientação progressista.
Collections
- Ciências Jurídicas [3389]