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dc.contributor.authorCampos, Simone Elisabete Borges dept_BR
dc.contributor.otherKnaut, Michelle Souza Juliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T19:24:05Z
dc.date.available2019-12-12T19:24:05Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54813
dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knautpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo apresenta um estudo sobre as causas da indisciplina em sala de aula. Teve como objetivo promover a reflexão acerca das causas da indisciplina na perspectiva de cinco professores e cinco alunos do 6º ao 9º ano, do Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski. Inicialmente analisamos as várias fases pelas quais passou a educação Brasileira com seus pontos positivos e negativos para a escola, para os alunos e para a disciplina escolar. Em seguida discutimos os conceitos e interpretações de disciplina e indisciplina. Mais adiante exploramos os percalços da indisciplina para aprendizagem e o papel do professor diante de tal comportamento. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo de cunho qualitativo, recorrendo a alguns teóricos da temática em questão, pois, para estudar a indisciplina, se faz necessário relacionar teoria e prática. A pesquisa de campo abordou os possíveis motivos da indisciplina na escola. Constatou-se que vários fatores contribuem para gerar a indisciplina, entre eles, a falta de valores morais na criança e o despreparo do professor para agir diante de tais situações. Constatou-se ainda a necessidade da elaboração e cumprimento de regras e de mudanças na forma de pensar e agir entre professores e alunos levando-os a um bom relacionamento. Faz-se necessário ainda o comprometimento da escola e da família com a vida escolar do aluno, visando uma educação de qualidade. Com base na pesquisa realizada, aqui pretendeu-se contribuir para a compreensão dos motivos que levam à indisciplina, prejudicando a relação professor-aluno e o desempenho dos mesmos em sala de aulapt_BR
dc.format.extent23 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.titleIndisciplina na escola : fatores determinantes sob a ótica de alunos e professorespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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