dc.contributor.author | Campos, Simone Elisabete Borges de | pt_BR |
dc.contributor.other | Knaut, Michelle Souza Julio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T19:24:05Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T19:24:05Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54813 | |
dc.description | Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta um estudo sobre as causas da indisciplina em sala de aula. Teve como objetivo promover a reflexão acerca das causas da indisciplina na perspectiva de cinco professores e cinco alunos do 6º ao 9º ano, do Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski. Inicialmente analisamos as várias fases pelas quais passou a educação Brasileira com seus pontos positivos e negativos para a escola, para os alunos e para a disciplina escolar. Em seguida discutimos os conceitos e interpretações de disciplina e indisciplina. Mais adiante exploramos os percalços da indisciplina para aprendizagem e o papel do professor diante de tal comportamento. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo de cunho qualitativo, recorrendo a alguns teóricos da temática em questão, pois, para estudar a indisciplina, se faz necessário relacionar teoria e prática. A pesquisa de campo abordou os possíveis motivos da indisciplina na escola. Constatou-se que vários fatores contribuem para gerar a indisciplina, entre eles, a falta de valores morais na criança e o despreparo do professor para agir diante de tais situações. Constatou-se ainda a necessidade da elaboração e cumprimento de regras e de mudanças na forma de pensar e agir entre professores e alunos levando-os a um bom relacionamento. Faz-se necessário ainda o comprometimento da escola e da família com a vida escolar do aluno, visando uma educação de qualidade. Com base na pesquisa realizada, aqui pretendeu-se contribuir para a compreensão dos motivos que levam à indisciplina, prejudicando a relação professor-aluno e o desempenho dos mesmos em sala de aula | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | Indisciplina na escola : fatores determinantes sob a ótica de alunos e professores | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |