dc.contributor.author | Viana, Mariangela Betineli de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T14:14:43Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T14:14:43Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54762 | |
dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo apresenta um estudo sobre o papel do Coordenador Pedagógico frente à avaliação escolar. A avaliação formativa está prevista nos documentos oficiais das instituições de ensino da rede estadual, conforme a Lei de Diretrizes e Base (LDB). Orientar o trabalho do Coordenador Pedagógico sobre o seu papel frente à avaliação escolar, discutir e dialogar com a comunidade escolar sobre a avaliação, mudar a forma como a avaliação ainda é vista por alguns professores nas escolas superando a forma de classificar e verificar, compreender como uma forma de coletar, analisar e sintetizar dados e entender a avaliação como diagnóstica, processual e contínua. A avaliação deve ser baseada em critérios e objetivos de forma ampla e contínua, ao ser realizada deve ser de tal forma que se proponha a observar os educandos como sujeitos de uma classe social, histórica e cultural, através de um diagnóstico, devendo ser processual e contínua, para auxiliar o aluno nas dificuldades que o professor diagnosticar. É importante que o Coordenador Pedagógico propicie na escola momentos de discussões sobre a avaliação, envolvendo toda a comunidade escolar, constituindo um trabalho pedagógico eficaz para a formação dos alunos | pt_BR |
dc.format.extent | 12 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação de base | pt_BR |
dc.title | Papel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |