Mostrar registro simples

dc.contributor.authorViana, Mariangela Betineli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherCeccatto, Andréa de Paula, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-07T14:14:43Z
dc.date.available2020-01-07T14:14:43Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54762
dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo apresenta um estudo sobre o papel do Coordenador Pedagógico frente à avaliação escolar. A avaliação formativa está prevista nos documentos oficiais das instituições de ensino da rede estadual, conforme a Lei de Diretrizes e Base (LDB). Orientar o trabalho do Coordenador Pedagógico sobre o seu papel frente à avaliação escolar, discutir e dialogar com a comunidade escolar sobre a avaliação, mudar a forma como a avaliação ainda é vista por alguns professores nas escolas superando a forma de classificar e verificar, compreender como uma forma de coletar, analisar e sintetizar dados e entender a avaliação como diagnóstica, processual e contínua. A avaliação deve ser baseada em critérios e objetivos de forma ampla e contínua, ao ser realizada deve ser de tal forma que se proponha a observar os educandos como sujeitos de uma classe social, histórica e cultural, através de um diagnóstico, devendo ser processual e contínua, para auxiliar o aluno nas dificuldades que o professor diagnosticar. É importante que o Coordenador Pedagógico propicie na escola momentos de discussões sobre a avaliação, envolvendo toda a comunidade escolar, constituindo um trabalho pedagógico eficaz para a formação dos alunospt_BR
dc.format.extent12 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.titlePapel do coordenador pedagógico frente à avaliação escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples