• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A influência das políticas de avsaliação externa da educação básica nas práticas pedagógicas de pré e séries iniciais do ensino fundamental no interior da escola

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - PATRICIA CELLI DA SILVA RIBEIRO.pdf (402.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Ribeiro, Patricia Celli da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho propõe-se a investigar a influência das políticas de avaliação externa da Educação Básica, SAEB/PROVINHA BRASIL no interior da escola, e sua relação com as práticas pedagógicas das séries iniciais do Ensino Fundamental e pré II na Educação Infantil. Para tanto, abordamos, políticas publicas de universalização da pré-escola, avaliação externa, e o conceito de currículo, de infâncias, de cultura da escolar, na perspectiva de autores da área da educação bem como, buscamos contribuições quanto às representações que, professores das series iniciais do ensino fundamental e do pré da educação infantil, pedagogos e gestores, evidenciam no contexto escolar. A pesquisa foi realizada junto a Escolas Municipais de Curitiba, que ofertam educação infantil, integral e regular. Evidenciando implicações da presença das avaliações externas, na justificativa pela conformação de currículos, na cultura escolar, nos espaços de infância, concepção de criança o que influencia diretamente no universo da Educação infantil em contextos escolares, que são ainda territórios de disputa, entre diferentes visões de educação. Sendo apontados os espaços de formação como apoio as reflexões e a integração entre EF e EI como componente importante para disparar a reflexão sobre a cultura escolar e os tempos de infâncias na escola
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54760
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV