Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendes, Ademir Aparecido Pinhellipt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Patricia Celli da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T19:27:45Z
dc.date.available2019-11-22T19:27:45Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54760
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Ademir Pinhelli Mendespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho propõe-se a investigar a influência das políticas de avaliação externa da Educação Básica, SAEB/PROVINHA BRASIL no interior da escola, e sua relação com as práticas pedagógicas das séries iniciais do Ensino Fundamental e pré II na Educação Infantil. Para tanto, abordamos, políticas publicas de universalização da pré-escola, avaliação externa, e o conceito de currículo, de infâncias, de cultura da escolar, na perspectiva de autores da área da educação bem como, buscamos contribuições quanto às representações que, professores das series iniciais do ensino fundamental e do pré da educação infantil, pedagogos e gestores, evidenciam no contexto escolar. A pesquisa foi realizada junto a Escolas Municipais de Curitiba, que ofertam educação infantil, integral e regular. Evidenciando implicações da presença das avaliações externas, na justificativa pela conformação de currículos, na cultura escolar, nos espaços de infância, concepção de criança o que influencia diretamente no universo da Educação infantil em contextos escolares, que são ainda territórios de disputa, entre diferentes visões de educação. Sendo apontados os espaços de formação como apoio as reflexões e a integração entre EF e EI como componente importante para disparar a reflexão sobre a cultura escolar e os tempos de infâncias na escolapt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.titleA influência das políticas de avsaliação externa da educação básica nas práticas pedagógicas de pré e séries iniciais do ensino fundamental no interior da escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples