A influência das políticas de avsaliação externa da educação básica nas práticas pedagógicas de pré e séries iniciais do ensino fundamental no interior da escola
dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Patricia Celli da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-22T19:27:45Z | |
dc.date.available | 2019-11-22T19:27:45Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54760 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Ademir Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho propõe-se a investigar a influência das políticas de avaliação externa da Educação Básica, SAEB/PROVINHA BRASIL no interior da escola, e sua relação com as práticas pedagógicas das séries iniciais do Ensino Fundamental e pré II na Educação Infantil. Para tanto, abordamos, políticas publicas de universalização da pré-escola, avaliação externa, e o conceito de currículo, de infâncias, de cultura da escolar, na perspectiva de autores da área da educação bem como, buscamos contribuições quanto às representações que, professores das series iniciais do ensino fundamental e do pré da educação infantil, pedagogos e gestores, evidenciam no contexto escolar. A pesquisa foi realizada junto a Escolas Municipais de Curitiba, que ofertam educação infantil, integral e regular. Evidenciando implicações da presença das avaliações externas, na justificativa pela conformação de currículos, na cultura escolar, nos espaços de infância, concepção de criança o que influencia diretamente no universo da Educação infantil em contextos escolares, que são ainda territórios de disputa, entre diferentes visões de educação. Sendo apontados os espaços de formação como apoio as reflexões e a integração entre EF e EI como componente importante para disparar a reflexão sobre a cultura escolar e os tempos de infâncias na escola | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação de base | pt_BR |
dc.title | A influência das políticas de avsaliação externa da educação básica nas práticas pedagógicas de pré e séries iniciais do ensino fundamental no interior da escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |
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Coordenação Pedagógica [455]