Considerações sobre o conselho de classe final : prática de inclusão ou de exclusão do aluno?
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Data
2016Autor
Pimentel, Marta Aparecida Pedroni
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Resumo : O objeto de estudo deste artigo é o Conselho de Classe Final e sua implicações nas taxas de aprovação e reprovação dos alunos. O objetivo da pesquisa é o de refletir sobre a influência do Conselho de Classe nos índices de aprovação/reprovação de uma escola ao final do ano letivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre as taxas de aprovação e reprovação de uma escola de ensino médio do município de Floraí, no Estado do Paraná. Após o levantamento de dados, foi realizada uma comparação com as taxas de aprovação e reprovação do Estado do Paraná. A conclusão foi a de que Conselho de Classe tem influência nas taxas de aprovação e reprovação registradas pela pesquisa, haja vista que as taxas de aprovação seriam diferentes se delas fossem excluídos os alunos aprovados pelo Conselho de Classe, o que significa que um grande número de alunos recebeu aprovação sem estar de posse do conhecimento mínimo necessário para o acompanhamento na série seguinte. Dessa forma, o Conselho de Classe configura-se como um instrumento de exclusão ao privar o ser humano do conhecimento historicamente construído pelos seus semelhantes.
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- Coordenação Pedagógica [455]