dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Pimentel, Marta Aparecida Pedroni | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T15:07:12Z | |
dc.date.available | 2019-12-04T15:07:12Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54749 | |
dc.description | Orientador : Prof. Ademir Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objeto de estudo deste artigo é o Conselho de Classe Final e sua implicações nas taxas de aprovação e reprovação dos alunos. O objetivo da pesquisa é o de refletir sobre a influência do Conselho de Classe nos índices de aprovação/reprovação de uma escola ao final do ano letivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre as taxas de aprovação e reprovação de uma escola de ensino médio do município de Floraí, no Estado do Paraná. Após o levantamento de dados, foi realizada uma comparação com as taxas de aprovação e reprovação do Estado do Paraná. A conclusão foi a de que Conselho de Classe tem influência nas taxas de aprovação e reprovação registradas pela pesquisa, haja vista que as taxas de aprovação seriam diferentes se delas fossem excluídos os alunos aprovados pelo Conselho de Classe, o que significa que um grande número de alunos recebeu aprovação sem estar de posse do conhecimento mínimo necessário para o acompanhamento na série seguinte. Dessa forma, o Conselho de Classe configura-se como um instrumento de exclusão ao privar o ser humano do conhecimento historicamente construído pelos seus semelhantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre o conselho de classe final : prática de inclusão ou de exclusão do aluno? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |