Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendes, Ademir Aparecido Pinhellipt_BR
dc.contributor.authorPimentel, Marta Aparecida Pedronipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T15:07:12Z
dc.date.available2019-12-04T15:07:12Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54749
dc.descriptionOrientador : Prof. Ademir Pinhelli Mendespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objeto de estudo deste artigo é o Conselho de Classe Final e sua implicações nas taxas de aprovação e reprovação dos alunos. O objetivo da pesquisa é o de refletir sobre a influência do Conselho de Classe nos índices de aprovação/reprovação de uma escola ao final do ano letivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre as taxas de aprovação e reprovação de uma escola de ensino médio do município de Floraí, no Estado do Paraná. Após o levantamento de dados, foi realizada uma comparação com as taxas de aprovação e reprovação do Estado do Paraná. A conclusão foi a de que Conselho de Classe tem influência nas taxas de aprovação e reprovação registradas pela pesquisa, haja vista que as taxas de aprovação seriam diferentes se delas fossem excluídos os alunos aprovados pelo Conselho de Classe, o que significa que um grande número de alunos recebeu aprovação sem estar de posse do conhecimento mínimo necessário para o acompanhamento na série seguinte. Dessa forma, o Conselho de Classe configura-se como um instrumento de exclusão ao privar o ser humano do conhecimento historicamente construído pelos seus semelhantes.pt_BR
dc.format.extent23 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleConsiderações sobre o conselho de classe final : prática de inclusão ou de exclusão do aluno?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples