Currículo e currículo funcional : uma discussão necessária no interior da Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial Razão de Viver do município de São João do Triunfo - PR
Resumo
Resumo : Este artigo apresenta uma reflexão das principais ideias sobre Currículo apresentado e desenvolvido na Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial Razão de Viver – APAE de São João do Triunfo, observando a importância da intervenção pedagógica e o acompanhamento da aplicabilidade das atividades, sendo estas contextualizadas de maneira a vivenciá-las nas tarefas do aluno, no meio em que vive e no ambiente escolar, de maneira a ajudar o educando a ser o mais independente possível na aquisição de hábitos e atitudes essenciais para a vida, possibilitando que se torne útil e participante em seu meio familiar e social. Os resultados obtidos vêm confirmar a necessidade e importância da aplicação de atividades funcionais para que o educando com maior comprometimento intelectual se desenvolva, melhorando assim a sua qualidade de vida, portanto, é importante a formação continuada dos professores, para que se atualizem e busquem alternativas, elaborando estratégias diferenciadas para atender as necessidades especificas dos educandos. Apesar de toda a dificuldade encontrada por alunos e professores no que se refere ao currículo, este deve ser papel do professor com enfoque a possibilitar o ensino das pessoas com deficiência, considerando suas diferenças físicas e intelectuais, através da prática de especialização do ensino oferecido na Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]