• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Filosofia e Ciência : a importância de "andarem juntas" no cotidiano escolar

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARIA EUGENIA MIGUES DE LEON.pdf (98.31Kb)
    Data
    2011
    Autor
    León, Maria Eugenia Migues de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta monografia busca trazer fundamentos da filosofia e da ciência e como acontecem as relações entre estas no cotidiano escolar. No presente trabalho serão expostas concepções teóricas de pensadores como Dewey e Lipman entre outros, pretendendo-se com a colocação dos argumentos destes, contextualizar a importância da reflexão filosófica como mediadora no processo de formação dos educandos, visando que obtenham uma preparação para o exercício da reflexão sobre os conhecimentos científicos adquiridos na escola e para que também possam entender a aplicabilidade deles na sua vida, dando-lhes sentido. A pesquisa apóiase também em dados obtidos mediante questionários realizados com docentes atuantes no Ensino Fundamental do Brasil e do Uruguai, buscando a contribuição dos mesmos no que se refere às relações entre filosofia e ciência na pratica pedagógica, vendo que o país vizinho, Uruguai dá mais destaque ao processo de formação no sentido da fundamentação na co-relação entre filosofia, ciência e seus métodos.
     
    Resumen: Esta monografía busca traer fundamentos de la filosofía y de las ciencias y como se suceden las relaciones entre estas en el cotidiano escolar. En el presente trabajo serán expuestas concepciones teóricas de pensadores como Dewey y Lipman entre otros, pretendiéndose con la colocación de argumentos de estos, contextualizar la importancia de la reflexión filosófica como mediadora en el proceso de formación del alumnado, con vista a que obtengan una preparación para el ejercicio de la reflexión sobre los conocimientos científicos adquiridos en la escuela y para que también puedan entender la aplicabilidad de los mismos en su vida, dándoles sentido. La investigación se apoya también en datos obtenidos mediante encuestas realizadas con docentes actuantes en la Enseñanza Primaria del Brasil y del Uruguay, buscando una contribución de estos en lo que se refiere a las relaciones entre filosofía y ciencias en la práctica pedagógica, viendo que el vecino país, Uruguay da más destaque al proceso de formación en el sentido de la fundamentación en la correlación entre filosofía, ciencias y sus métodos.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54445
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail