O trabalho do coordenador pedagógico na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular em uma escola do município de Dois Vizinhos
Resumo
Resumo : O presente trabalho é resultado de uma pesquisa com o objetivo de explorar o trabalho do coordenador pedagógico na inclusão de alunos com deficiência no ensino comum. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados em uma escola pública de ensino fundamental séries finais, o instrumento para coleta de dados foi um questionário realizado com os professores da referida escola. Através da pesquisa foi possível perceber as dificuldades da inclusão no ensino comum, a falta de efetivação da lei, a qual permanece apenas no papel e a realidade nas salas de aula, que se apresenta totalmente diferente do almejado. Falta muito para se chegar ao que realmente requer a inclusão de alunos especiais no ensino comum, como investimentos em formação, prática pedagógica e com a melhoria no oferecimento de serviços de apoio especializados da área. Os professores até possuem o conhecimento do que deve ser feito, o coordenador pedagógico oferece suporte, realizando a mediação, porém o próprio sistema é falho, com salas muito cheias, professores com pouco ou nenhuma preparação sobre o tema e uma escola que não possui recursos suficientes nem para classes regulares, quanto mais para adaptar-se ao que a legislação exige para a inclusão.
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- Coordenação Pedagógica [455]