Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDionisio, Claudia Fabianapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Maysa Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-06T18:37:51Z
dc.date.available2020-01-06T18:37:51Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54416
dc.descriptionOrientadora : Maysa Ferreira da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho é resultado de uma pesquisa com o objetivo de explorar o trabalho do coordenador pedagógico na inclusão de alunos com deficiência no ensino comum. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados em uma escola pública de ensino fundamental séries finais, o instrumento para coleta de dados foi um questionário realizado com os professores da referida escola. Através da pesquisa foi possível perceber as dificuldades da inclusão no ensino comum, a falta de efetivação da lei, a qual permanece apenas no papel e a realidade nas salas de aula, que se apresenta totalmente diferente do almejado. Falta muito para se chegar ao que realmente requer a inclusão de alunos especiais no ensino comum, como investimentos em formação, prática pedagógica e com a melhoria no oferecimento de serviços de apoio especializados da área. Os professores até possuem o conhecimento do que deve ser feito, o coordenador pedagógico oferece suporte, realizando a mediação, porém o próprio sistema é falho, com salas muito cheias, professores com pouco ou nenhuma preparação sobre o tema e uma escola que não possui recursos suficientes nem para classes regulares, quanto mais para adaptar-se ao que a legislação exige para a inclusão.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO trabalho do coordenador pedagógico na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular em uma escola do município de Dois Vizinhospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples