dc.contributor.author | Dionisio, Claudia Fabiana | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Maysa Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T18:37:51Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T18:37:51Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54416 | |
dc.description | Orientadora : Maysa Ferreira da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho é resultado de uma pesquisa com o objetivo de explorar o trabalho do coordenador pedagógico na inclusão de alunos com deficiência no ensino comum. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados em uma escola pública de ensino fundamental séries finais, o instrumento para coleta de dados foi um questionário realizado com os professores da referida escola. Através da pesquisa foi possível perceber as dificuldades da inclusão no ensino comum, a falta de efetivação da lei, a qual permanece apenas no papel e a realidade nas salas de aula, que se apresenta totalmente diferente do almejado. Falta muito para se chegar ao que realmente requer a inclusão de alunos especiais no ensino comum, como investimentos em formação, prática pedagógica e com a melhoria no oferecimento de serviços de apoio especializados da área. Os professores até possuem o conhecimento do que deve ser feito, o coordenador pedagógico oferece suporte, realizando a mediação, porém o próprio sistema é falho, com salas muito cheias, professores com pouco ou nenhuma preparação sobre o tema e uma escola que não possui recursos suficientes nem para classes regulares, quanto mais para adaptar-se ao que a legislação exige para a inclusão. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | O trabalho do coordenador pedagógico na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular em uma escola do município de Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |