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    Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética

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    R - E - MARIO BORGES.pdf (226.1Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Borges, Mario
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa qualitativa tece considerações sobre a importância do pensar complexo na educação atual, seus desafios e sua urgência para reformular o currículo escolar nesta perspectiva. Há uma necessidade de se repensar o pensamento, isto é, rever os conceitos de educação que se ensina nas escolas, superar a idéia de currículo fragmentado e compartimentado o qual conhecemos. Para tal contribui o pensamento de Edgar Morin que propõe um currículo mais flexível e mais complexo, no qual resgata a contribuição da filosofia e procura indicar como tributo a religação do saber técnico à cultura das humanidades fornecendo olhares interdisciplinares no processo educacional através da religação dos saberes. Nesse sentido também considera a ética fundamental para transformar a educação e formar sujeitos comprometidos com o mundo em que vivemos.
     
    Abstract: This qualitative research paper reflects on the importance of complex thinking in education today, their challenges and their urgency to reform the school curriculum from this perspective. There is a need to rethink the thought, that is, review the concepts of education that is taught in schools, exceeding the idea of fragmented and compartmentalized curriculum we know. To this adds the thought that Edgar Morin proposes a curriculum more flexible and more complex, which high lights the contributions of philosophy and seeks to indicate how the rewiring tribute to the culture of the technical knowledge of the humanities in proving interdisciplinary educational process through the reconnection of knowledge. In this sense also considers the ethics to transform education, subjects committed to forming the world in which we live.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54386
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

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