Relação entre pobreza e infraestrutura de transportes nos municípios paranaenses
Resumo
Resumo : A formação da malha viária está vinculada com a ocupação do território paranaense, teve início a partir do momento em que se pensou de que maneira iria ocorrer a circulação e o escoamento das riquezas produzidas no estado. Com o passar do tempo se fez necessária a manutenção das estradas assim o governo passa a concessão das rodovias a iniciativa privada, com o intuito de melhorar e conservar os trechos e criar o anel de integração, ligando os principais polos industriais às vias de escoamento. Já os municípios localizados distantes do anel e das cidades polos não foram beneficiados pelo crescimento. Assim este estudo busca avaliar a relação entre a infraestrutura rodoviária e a pobreza municípios, considerando a proximidade deste com o anel de integração. Utilizaram-se os modelos econométricos como dados em painel, e o método diferença em diferença com variáveis dummies, para verificar as mudanças ocorridas antes e depois da implantação do anel de integração. Os principais resultados obtidos a partir das regressões mostraram que com a implantação do anel ocorreu desenvolvimento das cidades polos, estas por sua vez, concentram grande parte de população que não necessariamente conseguem melhorar sua renda, tornando–se vulneráveis a pobreza. Outro resultado é que alguns municípios ficaram isolados pelo anel e não conseguiram se desenvolver ficando cada vez mais pobres e com menor população.
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- Ciências Econômicas [2097]