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    Estudo sobre desempenho escolar de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes

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    R - E - TERESINHA MARIA WOLFF.pdf (573.6Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Wolff, Teresinha Maria
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar o desempenho escolar dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família matriculados na escola pública camponesa municipal Chico Mendes, localizada no assentamento Pontal do Tigre, município de Querência do Norte. Os dados foram obtidos por meio de entrevista composta de cinco perguntas abertas, realizadas com dez pais inclusos no Programa Bolsa Família e com cinco professores que desenvolvem atividades na escola frequentada pelos estudantes também beneficiários, assim como, através de análise documental. Através dos dados coletados verificou-se que as famílias pesquisadas destacam o Programa da Bolsa Família como sendo importante na melhoria da frequência escolar, além de possibilitar uma renda adicional, para a aquisição de alguns bens fundamentais como alimentação, roupas, calcados, material escolar etc. Os professores, por sua vez, são bem mais críticos. Destacam a necessidade de o Programa avançar para além das condicionalidades impostas, enfatizando a participação das famílias em ações e programas que promovam a emancipação e contribuam para a formação dos sujeitos. Entretanto, pode ser percebido que um dos objetivos do programa ainda não foi atingido, no caso da emancipação financeira das famílias, a grande maioria dos entrevistados tem muito medo de perder o benefício, pois, ainda não conseguiram desenvolver atividades que pudessem melhorar a renda familiar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53972
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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