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dc.contributor.advisorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorKehl, Solange Triunfopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-09T22:19:38Z
dc.date.available2020-07-09T22:19:38Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53968
dc.descriptionOrientador : Mauricio C. Vitória Fagundespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A violência não é um elemento novo na pauta das relações entre as pessoas, no entanto observa-se que esta tem ganhando cada dia mais espaço dentro de nossa sociedade, impulsionada principalmente pela sua banalização que ocorreu com maior força nas últimas décadas. A escola, sendo um espaço que reúne as diferenças e principalmente recebe crianças provenientes de diferentes realidades financeiras e sociais torna-se um ambiente suscetível à reprodução da violência familiar e social que a criança vivencia e por vezes presencia fora de seus muros. O bullying é uma forma de violência que já existia no espaço escolar muito antes da adoção desta definição técnica, porém, em outro contexto social acreditava-se que sua prática era coisa de criança, ao qual os adultos não deveriam dar muita importância. Hoje sabe-se que os danos que ele ocasiona não se estendem apenas às vítimas como também aos agressores e por isso, sua prática deve ser coibida com atitudes enérgicas não somente pela parte dos professores como também da família e da sociedade. O presente trabalho buscou à luz da bibliografia produzida pontuar o relacionamento humano, a modificação do papel do aluno no contexto escolar bem como compreender porque a prática de bullying ganhou tanto espaço. Através de pesquisa de campo em uma Escola Municipal em Guaratuba, estado do Paraná buscou-se observar o contexto educacional bem como o comportamento e postura dos profissionais e alunos frente à esta questão importante, deixando claro que para combater, é preciso conhecer e cuidar, o que exige dos professores, trabalho extra no horário do intervalo e constante monitoramento aos alunos, para que nada escape aos olhos, buscando a proteção de todos, no respeito às suas diferenças, individualidades e direitos à um espaço saudável em todos os sentidos.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia infantil - Educaçãopt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.titleO bullying no ambiente escolar infantil : estudo de caso em uma escola no litoral paranaense. Um olhar da minha práticapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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