dc.contributor.advisor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Kehl, Solange Triunfo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T22:19:38Z | |
dc.date.available | 2020-07-09T22:19:38Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53968 | |
dc.description | Orientador : Mauricio C. Vitória Fagundes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A violência não é um elemento novo na pauta das relações entre as pessoas, no entanto observa-se que esta tem ganhando cada dia mais espaço dentro de nossa sociedade, impulsionada principalmente pela sua banalização que ocorreu com maior força nas últimas décadas. A escola, sendo um espaço que reúne as diferenças e principalmente recebe crianças provenientes de diferentes realidades financeiras e sociais torna-se um ambiente suscetível à reprodução da violência familiar e social que a criança vivencia e por vezes presencia fora de seus muros. O bullying é uma forma de violência que já existia no espaço escolar muito antes da adoção desta definição técnica, porém, em outro contexto social acreditava-se que sua prática era coisa de criança, ao qual os adultos não deveriam dar muita importância. Hoje sabe-se que os danos que ele ocasiona não se estendem apenas às vítimas como também aos agressores e por isso, sua prática deve ser coibida com atitudes enérgicas não somente pela parte dos professores como também da família e da sociedade. O presente trabalho buscou à luz da bibliografia produzida pontuar o relacionamento humano, a modificação do papel do aluno no contexto escolar bem como compreender porque a prática de bullying ganhou tanto espaço. Através de pesquisa de campo em uma Escola Municipal em Guaratuba, estado do Paraná buscou-se observar o contexto educacional bem como o comportamento e postura dos profissionais e alunos frente à esta questão importante, deixando claro que para combater, é preciso conhecer e cuidar, o que exige dos professores, trabalho extra no horário do intervalo e constante monitoramento aos alunos, para que nada escape aos olhos, buscando a proteção de todos, no respeito às suas diferenças, individualidades e direitos à um espaço saudável em todos os sentidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil - Educação | pt_BR |
dc.subject | Assédio nas escolas | pt_BR |
dc.title | O bullying no ambiente escolar infantil : estudo de caso em uma escola no litoral paranaense. Um olhar da minha prática | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |