O bullying no ambiente escolar infantil : estudo de caso em uma escola no litoral paranaense. Um olhar da minha prática
Resumo
Resumo : A violência não é um elemento novo na pauta das relações entre as pessoas, no entanto observa-se que esta tem ganhando cada dia mais espaço dentro de nossa sociedade, impulsionada principalmente pela sua banalização que ocorreu com maior força nas últimas décadas. A escola, sendo um espaço que reúne as diferenças e principalmente recebe crianças provenientes de diferentes realidades financeiras e sociais torna-se um ambiente suscetível à reprodução da violência familiar e social que a criança vivencia e por vezes presencia fora de seus muros. O bullying é uma forma de violência que já existia no espaço escolar muito antes da adoção desta definição técnica, porém, em outro contexto social acreditava-se que sua prática era coisa de criança, ao qual os adultos não deveriam dar muita importância. Hoje sabe-se que os danos que ele ocasiona não se estendem apenas às vítimas como também aos agressores e por isso, sua prática deve ser coibida com atitudes enérgicas não somente pela parte dos professores como também da família e da sociedade. O presente trabalho buscou à luz da bibliografia produzida pontuar o relacionamento humano, a modificação do papel do aluno no contexto escolar bem como compreender porque a prática de bullying ganhou tanto espaço. Através de pesquisa de campo em uma Escola Municipal em Guaratuba, estado do Paraná buscou-se observar o contexto educacional bem como o comportamento e postura dos profissionais e alunos frente à esta questão importante, deixando claro que para combater, é preciso conhecer e cuidar, o que exige dos professores, trabalho extra no horário do intervalo e constante monitoramento aos alunos, para que nada escape aos olhos, buscando a proteção de todos, no respeito às suas diferenças, individualidades e direitos à um espaço saudável em todos os sentidos.