dc.contributor.advisor | Soczek, Daniel | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Ilvani Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T15:23:39Z | |
dc.date.available | 2021-05-21T15:23:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53892 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Daniel Soczek | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A evasão escolar no Brasil apresenta-se como um importante problema na atualidade e necessita de intervenções políticas e sociais mobilizadoras e eficazes, que tenham como objetivo reduzir seus elevados índices. Tal fenômeno está associado aos indivíduos mais suscetíveis às vulnerabilidades e que tendem, de forma cíclica, a serem reproduzidos pelos descendestes familiares diretos requerendo políticas que interfiram nesse movimento. Nesse sentido, este estudo propõe fazer uma análise sobre a evasão escolar de alunos no município de Cidade Gaúcha, Estado do Paraná, cujas famílias são beneficiarias do PBF - Programa Bolsa Família. Trata-se de uma pesquisa que procura levantar a correspondência entre as razões apontadas para a evasão escolar enquanto discurso e as práticas efetivas de evasão, identificando fatores que contribuem para a permanência ou abandono dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas. Para tal estudo utilizou-se autores que discutem o conceito de evasão como, por exemplo, Rizzatti e Pedralli (2013). Na sequência foi abordado o programa Bolsa Família de forma geral, sua caracterização e as condicionalidades da educação no município de Cidade Gaúcha, PR. A metodologia combina análise documental e bibliográfica com elementos de pesquisa-ação, como descrita por (HAGUETTE, 2001), que possibilitou transcender a mera apresentação quantitativa, permitindo à pesquisadora posicionar-se diante dos resultados, correlacionando-os com os fatores causais e com seu conhecimento prévio. Os resultados preliminares, apresentados em gráficos e tabelas, apontam divergências entre os motivos das causas quanto a evasão escolar. Os resultados apresentam informações que podem ser relevantes para um melhor entendimento sobre os mecanismos governamentais de combate à evasão escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (28 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | A evasão escolar de adolescentes de 12 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no município de Cidade Gaúcha - PR, no período de 2012-2015 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |