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    A evasão escolar de adolescentes de 12 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no município de Cidade Gaúcha - PR, no período de 2012-2015

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    R - E - ILVANI FERREIRA MARTINS.pdf (890.0Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Martins, Ilvani Ferreira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A evasão escolar no Brasil apresenta-se como um importante problema na atualidade e necessita de intervenções políticas e sociais mobilizadoras e eficazes, que tenham como objetivo reduzir seus elevados índices. Tal fenômeno está associado aos indivíduos mais suscetíveis às vulnerabilidades e que tendem, de forma cíclica, a serem reproduzidos pelos descendestes familiares diretos requerendo políticas que interfiram nesse movimento. Nesse sentido, este estudo propõe fazer uma análise sobre a evasão escolar de alunos no município de Cidade Gaúcha, Estado do Paraná, cujas famílias são beneficiarias do PBF - Programa Bolsa Família. Trata-se de uma pesquisa que procura levantar a correspondência entre as razões apontadas para a evasão escolar enquanto discurso e as práticas efetivas de evasão, identificando fatores que contribuem para a permanência ou abandono dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas. Para tal estudo utilizou-se autores que discutem o conceito de evasão como, por exemplo, Rizzatti e Pedralli (2013). Na sequência foi abordado o programa Bolsa Família de forma geral, sua caracterização e as condicionalidades da educação no município de Cidade Gaúcha, PR. A metodologia combina análise documental e bibliográfica com elementos de pesquisa-ação, como descrita por (HAGUETTE, 2001), que possibilitou transcender a mera apresentação quantitativa, permitindo à pesquisadora posicionar-se diante dos resultados, correlacionando-os com os fatores causais e com seu conhecimento prévio. Os resultados preliminares, apresentados em gráficos e tabelas, apontam divergências entre os motivos das causas quanto a evasão escolar. Os resultados apresentam informações que podem ser relevantes para um melhor entendimento sobre os mecanismos governamentais de combate à evasão escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53892
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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