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dc.contributor.authorBraghini, Dulcemarapt_BR
dc.contributor.otherRibas, Maria Aparecida de Araújo Barretopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-28T14:55:49Z
dc.date.available2021-06-28T14:55:49Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53858
dc.descriptionOrientadora : Profª Dra. Maria Aparecida de Araújo Barreto Ribaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No contexto das políticas públicas o Programa Bolsa Família (PBF) se institui em principal programa social do governo federal articulado a três dimensões para superação da fome e da pobreza: aliviar os efeitos imediatos da pobreza (transferência direta de renda à família); reforçar o exercício de direitos sociais básicos (em educação e saúde) objetivando romper o ciclo da pobreza entre gerações e, coordenar programas complementares voltados ao desenvolvimento das famílias para superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. Os benefícios do PBF alcançam milhares de famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, destacando-se entre as políticas públicas na redução da pobreza, geração de empregos e valorização do salário contribuindo para a redução das desigualdades sociais. Suas condicionalidades, na educação e na saúde, podem ser entendidas como mecanismos para reforçar o exercício de direitos básicos do cidadão conforme reflexões apresentadas neste artigo que objetiva reconhecer a condicionalidade do PBF, frequência escolar, relacionada à promoção do acesso e exercício dos direitos sociais, como aporte para a cidadania. Para tanto foi necessário descrever a trajetória da criação e funcionamento do PBF e refletir sobre as condicionalidades do PBF e seus objetivos para o enfrentamento da pobreza e promoção da cidadania, visando compreender a gestão de condicionalidades e a importância de seu cumprimento pelos beneficiários. A metodologia empregada constou de pesquisa bibliográfica realizada a partir de estudos que embasam a compreensão do proposto; é também pesquisa descritiva de abordagem metodológica qualitativa. Os resultados evidenciam que no PBF, o papel da frequência escolar para promoção da cidadania está atrelado à oferta de um ensino de qualidade e envolvimento efetivo dos alunos com a educação, apoio e incentivo da família.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.subjectFrequência escolarpt_BR
dc.subjectDireitos sociaispt_BR
dc.titleO Programa Bolsa Família e a condicionalidade frequência escolar como aporte para a cidadaniapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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