dc.contributor.author | Braghini, Dulcemara | pt_BR |
dc.contributor.other | Ribas, Maria Aparecida de Araújo Barreto | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T14:55:49Z | |
dc.date.available | 2021-06-28T14:55:49Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53858 | |
dc.description | Orientadora : Profª Dra. Maria Aparecida de Araújo Barreto Ribas | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : No contexto das políticas públicas o Programa Bolsa Família (PBF) se institui em principal programa social do governo federal articulado a três dimensões para superação da fome e da pobreza: aliviar os efeitos imediatos da pobreza (transferência direta de renda à família); reforçar o exercício de direitos sociais básicos (em educação e saúde) objetivando romper o ciclo da pobreza entre gerações e, coordenar programas complementares voltados ao desenvolvimento das famílias para superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. Os benefícios do PBF alcançam milhares de famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, destacando-se entre as políticas públicas na redução da pobreza, geração de empregos e valorização do salário contribuindo para a redução das desigualdades sociais. Suas condicionalidades, na educação e na saúde, podem ser entendidas como mecanismos para reforçar o exercício de direitos básicos do cidadão conforme reflexões apresentadas neste artigo que objetiva reconhecer a condicionalidade do PBF, frequência escolar, relacionada à promoção do acesso e exercício dos direitos sociais, como aporte para a cidadania. Para tanto foi necessário descrever a trajetória da criação e funcionamento do PBF e refletir sobre as condicionalidades do PBF e seus objetivos para o enfrentamento da pobreza e promoção da cidadania, visando compreender a gestão de condicionalidades e a importância de seu cumprimento pelos beneficiários. A metodologia empregada constou de pesquisa bibliográfica realizada a partir de estudos que embasam a compreensão do proposto; é também pesquisa descritiva de abordagem metodológica qualitativa. Os resultados evidenciam que no PBF, o papel da frequência escolar para promoção da cidadania está atrelado à oferta de um ensino de qualidade e envolvimento efetivo dos alunos com a educação, apoio e incentivo da família. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (27 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.subject | Frequência escolar | pt_BR |
dc.subject | Direitos sociais | pt_BR |
dc.title | O Programa Bolsa Família e a condicionalidade frequência escolar como aporte para a cidadania | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |