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    Educação, assistência social e a igualdade para todos

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    R - E - CLARICE CORTEZ CASSERO CANO.pdf (684.7Kb)
    Date
    2016
    Author
    Cano, Clarice Cortez Cassero
    Metadata
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    Subject
    Familia - Aspectos sociais
    Assistentes sociais
    Assistencia social
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Nos dias atuais as parcerias são a chave para uma sociedade mais justa e igualitária. A partir do momento que as diferentes esferas sociais, educacionais e políticas unem-se em prol de objetivos comuns visando o fortalecimento das questões de igualdade, melhora na qualidade de vida das pessoas em estado de vulnerabilidade social e garantia de acessibilidade e permanência dos estudantes na escola tem-se a concretização dos ideais democráticos e inclusivos. Esta pesquisa objetivou analisar a contribuição da educação, da assistência social e políticas públicas no enfrentamento da condição de extrema pobreza no Brasil resgatando a dignidade das famílias que se encontram nesta situação. Especificamente verificar a educação e a assistência social como direito para igualdade. Este estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que o assistente social indica possibilidades para o enfrentamento dos mais diversos problemas sociais vividos pelas famílias dos educandos que irão expressar essas adversidades na sua trajetória acadêmica sob os mais diferentes viesses. A escola por sua vez dispõe de profissionais com olhares que poderão estar auxiliando na atuação do assistente social tendo em vista a sua preparação para as questões sociais e pedagógicas buscando consolidar um elo positivo com as famílias facilitando desta forma a intervenção dos serviços da assistência social o que irá contribuir para o pleno exercício da cidadania e a implementação dos direitos sociais. Neste contexto O Estado apresenta significativa contribuição ao fortalecer e criar políticas públicas para uma distribuição de renda mais justa e uma maior responsabilidade no tocante às questões orçamentárias proporcionando às famílias em estado de vulnerabilidade social e exclusão condições de ascendência social como também às demais esferas envolvidas melhores condições de trabalho o que envolve recursos para a formação continuada dos profissionais, salários mais dignos, condições materiais como prédios adequados com acessibilidade, entre outros.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53840
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [189]

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