O papel do assistente social na educação pública
Resumo
Resumo : O presente artigo tem como finalidade abordar o papel do assistente social na educação pública diante de um contexto neoliberal e desvelar como o profissional de serviço social poderá desenvolver o seu trabalho no campo educacional, com vista à emancipação social remetendo-se ao pensamento de Gramsci na Educação. Para abordar sobre o contexto neoliberal fundamentou-se em autores como Cruz (2013), Medeiros e Saikkonen (2013). Martins (2012), contribui para elucidar o pensamento de Gramsci na Educação e os autores Almeida (2003), Santos (2012) e Carnelossi (2015), ajudaram esclarecer quais as ações o assistente social que trabalha na educação poderá desempenhar e aponta para atividade que contradiz com o Código de Ética do Serviço Social como o acompanhamento ao (des)cumprimento do Programa Bolsa Família. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, em que as reflexões indicam que o assistente social poderá desenvolver ações com outros profissionais que trabalham no campo educacional, oportunizando e mobilizando a sociedade para participar dos espaços de decisões, principalmente no âmbito escolar.