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dc.contributor.authorMerkle, Vania Lúcia Bonettopt_BR
dc.contributor.otherArco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T19:58:42Z
dc.date.available2021-05-20T19:58:42Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53794
dc.descriptionOrientadora : Yvelise S.F. Arco Verdept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A escola é uma instituição que conta com a pluralidade social e cultural de seus alunos e comunidade. Por diversas razões a maioria dos professores desconhece a realidade que seus alunos vivenciam fora dos muros escolares e tem dificuldade de ampliar a compreensão das razões que levam ao insucesso em algumas situações de aprendizagem. O conhecimento é organizado de tal forma que cabe às crianças acompanhar o ritmo ditado pelo professor, que normalmente segue de acordo com a maioria da turma, cumprindo com o conteúdo programático ou ficando para trás quando encontra dificuldades. Quem dita as regras é a escola e não a realidade. Novas políticas públicas de educação e, principalmente, a formulação dos projetos políticos pedagógicos - PPP, em cada unidade escolar, buscam através da formulação de conceitos e na busca de teorias e fundamentos pedagógicos, formar o cidadão crítico e capaz de atuar em sua sociedade para transformá-la. No entanto, a prática se mostra ineficiente em cumprir os ideais propostos. O presente trabalho buscou a luz da bibliografia produzida, compreender a escola que tem se apresentado como um espaço que reproduz a pobreza, entender melhor porque isso acontece e o que tem sido feito de maneira prática para mudar esse quadro. As pesquisas bibliográficas foram realizadas em variadas fontes e os dados atuais colhidos por meio de pesquisa de campo em escolas que ofertam ensino regular de primeiro ao quinto ano na rede municipal de ensino de Guaratuba, estado do Paraná. Embora o município de Guaratuba nos últimos anos, acompanhando projetos e programas de assistência social tenha realizado medidas no sentido de reduzir a desigualdade no ambiente escolar, com fornecimento de material, mochila e uniforme completo, o que se mostra um norte a ser mantido, o ambiente escolar ainda não apresenta formas pedagógicas exitosas para deixar de reproduzir a pobreza e passar a ser um espaço realmente transformador. Os dados confirmaram que a escola em si, apesar dos avanços tecnológicos e dos passos teóricos à frente ainda precisa avançar muito no que tange à desigualdade social uma vez que sua visão de sociedade é excludente, não leva em consideração a história e construção do mundo atual, assim como condição social e econômica das crianças, em especial as em situação de vulnerabilidade, que se encontram inseridas em programas sociais de transferência de renda. Da mesma forma, tampouco se encontram dados pedagógicos nos PPP analisados que demonstram que a escola oferece alternativas concretas para trabalhar com esse aluno no sentido de observar suas particularidades e superá-las.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.titleA escola e seu aspecto reprodutor da pobrezapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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