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    Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda

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    R - E - SANDRA MARIA SIRINO KIATCOSKI.pdf (466.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Kiatcoski, Sandra Maria Sirino
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão acerca da pobreza e violência escolar, realizando um estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda. Proponho analisar as inter-relações da pobreza e da violência escolar que a partir da desigualdade se relacionam tanto nos aspectos sociais, pedagógicos e pessoais do sujeito que se encontra em situação de pobreza na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda, localizada no município de Cascavel - PR. Buscando, nesse contexto, analisar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) dessa escola e se atende os desafios postos pela realidade e as orientações e normas vigentes sobre a temática contidas no ECA. Dessa forma os objetivos específicos deste artigo, são: apresentar sucintamente o histórico da escola da qual o estudo de caso ocorre, proporcionar uma reflexão acerca das causas da pobreza e a forma como elas impulsionam a violência no Âmbito escolar, ademais realizar uma breve análise sobre o programa Bolsa família, e famílias acolhedoras, pontuando sua relação com a postura dos alunos, bem como pontuar a forma como o Projeto Político Pedagógico da Escola tem contemplado tais questões. Considerando que apesar de toda essa problemática o PPP da escola traz em sua redação apenas uma menção acerca da pobreza de forma bastante sucinta não contemplando as dificuldades que a escola enfrenta devido a essa condição, no entanto os professores apresentam consciência a respeito do assunto e buscam implementar propostas e medidas de combate a essa problemática. Com o registro de casos de famílias da comunidade que atuam enquanto famílias acolhedoras, observou-se que o ingresso dessas crianças na escola contribuiu para o acréscimo de incidentes violentos, sendo necessário ressaltar que essas crianças se encontram nessa condição em razão de vivenciarem uma realidade familiar desestruturada e muitas vezes se expressando através da violência por não saberem como externalizar o sofrimento. Necessitando do olhar direcionado a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas, fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu entorno e sua organização interna, buscando novas possibilidades sobre currículo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53774
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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