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    Contexto de pobreza e sua relação com a deficiência intelectual de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos do município de Guarapuava

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    R - E - ROSENILDA DE SOUZA RIBEIRO.pdf (354.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Ribeiro, Rosenilda de Souza
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente artigo trata da deficiência intelectual caracterizada pelo funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, com manifestações antes dos dezoito anos associado a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo responder adequadamente as demandas da sociedade, analisando dados de registros de alunos matriculados na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), no município de Guarapuava. O estudo se pautou na pesquisa bibliográfica relacionada ao tema pesquisado, análise documental utilizando como fonte de dados os registros de aprendizagem e entrevistas semi-estruturadas com as famílias dos alunos em tela. Ressalta-se a importância do espaço escolar para desenvolver as habilidades necessárias para o convívio em sociedade sendo respeitado e tendo as mesmas oportunidades que os demais cidadãos. Essa pesquisa visa colaborar com os estudos na área da educação especial especificamente no campo da deficiência intelectual e pesquisar sobre as possíveis causas e sua relação com a pobreza. O artigo está estruturado pela introdução, seguida da revisão bibliográfica que traz autores como Gonçales (2003) e (Engle & Black, 2008) na discussão sobre deficiência intelectual e sua relação com a pobreza e a desigualdade social; Lourenço (2013) que aborda as fases em que a deficiência intelectual pode ocorrer; Ainda na Revisão Bibliográfica, Werner (1967), LIppman (1994), Anthony (1984) apresentam discussões que contribuem para o levantamento histórico sobre a deficiência intelectual e suas causas. Os dados obtidos no presente estudo indicam a importância de análises das condições socioeconômicas em crianças com deficiência intelectual. Observou se, ainda, que a atuação da família em conjunto com a escola oportuniza possibilidades de avanços para essas crianças, mesmo que em padrões diferenciados das crianças ditas normais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53770
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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