Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar
Resumo
Resumo : O artigo apresenta as relações entre o fracasso escolar de alunos oriundos de camadas populares, as representações traçadas por seus professores e o desinteresse familiar. Compreende-se que as condições materiais dos alunos são fator fundamental no sucesso ou insucesso escolar, todavia, não é o único fator. Os alunos ao vivenciarem relações positivas, tendem a se sentir mais confortáveis e seguros face às relações escolares e aos conhecimentos do mundo escolar, ao passo que relações negativas podem contribuir para o desenvolvimento de atitudes de rejeição em relação à escola, acarretando assim uma desvalorização pessoal e baixo rendimento relacionado à aprendizagem cognitiva, social ou emocional. De acordo com o exposto, as representações desenvolvidas pelos estudantes ao longo de suas trajetórias escolares podem vir a interferir em seu processo de aprendizagem. Deste modo, compreende-se que esse movimento de formação de representações seja relevante para o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem caráter bibliográfico e empregou também documentação acerca da condição escolar de estudantes.