dc.contributor.author | Ferreira, Roberta de Paula | pt_BR |
dc.contributor.other | Carissimi, Aline Chalus Vernick | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T13:37:08Z | |
dc.date.available | 2021-07-08T13:37:08Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53764 | |
dc.description | Orientadora : Prof(a). Dr(a). Aline Chalus Vernick Carissimi | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A temática da evasão escolar tem sido assunto de debate recorrente entre os profissionais da educação, governantes e pesquisadores. Para buscar responder os motivos da evasão escolar analisamos diversos autores que apresentam a construção do direito ao acesso à escola, tais como: PATTO (1988), NERI (2009), CURY (2008) E OLIVEIRA E ARAUJO (2003). Além disso estudamos como e quando esse direito passa a ser garantido pelas legislações via Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para complementar as análises nos também destacamos os estudos dos autores CROCHÍK (1997) e SCHWARTZMAN (2009) que tratam sobre as características sociais das famílias com adolescentes evadidos da escola. O recorte da pesquisa é a análise dos dados/ índices de evasão de 6º ano 9º ano nas escolas estaduais de Telêmaco Borba. As informações foram levantadas a partir do banco de dados denominado "Indicadores Educacionais" da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Observou-se que as escolas situadas em alguns bairros onde existe maior número de beneficiários de programas sociais são onde ocorrem também os maiores casos de evasão explicando a estreita relação entre desigualdades sociais, vulnerabilidade social e indicadores educacionais. A metodologia para se alcançar o objetivo proposto concretiza-se na leitura e análise de algumas obras pertinentes ao tema e leitura dos índices educacionais relativos à evasão escolar. As considerações finais apontam que os dados de evasão são preocupantes e ocorrem em comunidades mais vulneráveis, seja por questões sociais ou de trabalho, por outro lado a afirmação de direitos vem avançando com a percepção dos próprios usuários e que a educação tem contribuição fundamental para formação e transformação do sujeito em desenvolvimento bem como o meio em que vivemos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (20 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Índices de evasão escolar em escolas da rede estadual de ensino do Paraná no núcleo de Telêmaco Borba | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |