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dc.contributor.authorLara, Maria Irenice dept_BR
dc.contributor.otherCarissimi, Aline Chalus Vernickpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-24T20:02:19Z
dc.date.available2021-06-24T20:02:19Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53736
dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Dr(a). Aline Chalus Vernick Carissimipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A evasão escolar, bem como a baixa frequência dos educandos à escola, ocorrem na maioria das vezes por decorrência do desemprego, violência, discriminação, preconceito e a baixa auto-estima dos indivíduos. Desta maneira consideramos importante verificar quais seriam os motivos da baixa frequência escolar dos estudantes do ensino fundamental, e diante disso optamos por investigar quais os motivos que levam alguns alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Samuel Klabin de Telêmaco Borba - PR a terem baixa freqüência escolar. Optou-se por pesquisa qualitativa a partir de estudo de caso sobre a baixa frequência dos estudantes articulando estudos sobre a Proposta Pedagógica (PP) da instituição, especialmente coletando informações sobre a comunidade escolar e sua clientela e também a partir das experiências vivenciadas na Secretaria Municipal de Educação no setor Centro Municipal de Apoio Especializado (CEMAE) no qual ora autora desta pesquisa atua como Assistente Social, a qual realiza recorrentes diligências às famílias dos estudantes da escola com baixa frequência. Na revisão de literatura trabalhou-se os conceitos de direito à educação, o Estado na garantia dos direitos e a qualidade na educação a partir de estudos dos autores Bissoli (2010), Libâneo (1984), Queiroz (2011), Arroyo (1997), Tapia e Fita (2003) Cury (2002), Oliveira (2000), Horta (1996), Bobbio (1992) e Portela e Araújo (2005); a Legislação Brasileira a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e a Constituição Federal (CF) de 1988. Concluiu-se que a falta de interesse da comunidade, bem como desigualdades econômicas, sociais e culturais afetam a frequência escolar dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (16 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectFrequência escolarpt_BR
dc.titleMotivos da baixa frequência do 3º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Samuel Klabin de Telêmaco Borba-PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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