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dc.contributor.authorNeumann, Maria Cristina Novakpt_BR
dc.contributor.otherArco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-23T20:50:52Z
dc.date.available2021-06-23T20:50:52Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53732
dc.descriptionOrientadora : Yvelise Arco Verdept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A desigualdade social é um problema de ordem mundial e não só local. No Brasil, no entanto, para garantir os direitos básicos constitucionais de todo cidadão, o governo precisa não somente compreender a natureza desta situação como organizar e implantar políticas públicas que auxiliem às pessoas mais carentes para que estas possam ter amparo governamental para modificar sua vulnerabilidade social. O presente trabalho, buscou a luz da bibliografia produzida, principalmente em fontes digitais, elucidar as políticas sociais governamentais existentes no país desde 1930 até os dias atuais, dando maior ênfase ao Programa Bolsa Família, que se encontra vigente no momento, caracterizando sua história, seu objetivo inicial, suas modificações ao longo do tempo uma vez que a distribuição monetária de renda. No ano de 2003 foi criado o Programa Bolsa Família, que reuniu os programas Bolsa Escola, Auxílio-gás e Bolsa Alimentação num único programa que objetivava combater a pobreza e desigualdade social. Desde 2011, o programa Bolsa Família é complementado pelo Plano Brasil sem Miséria, articulando iniciativas que promovam as famílias de forma que elas saiam da situação de extrema pobreza através do acesso a direitos básicos bem como a oportunidades de trabalho e empreendedorismo. Por meio de pesquisas verificou-se que atualmente são mais de treze milhões de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Escola, o qual possuem em contrapartida alguns compromissos a serem cumpridos no Cadastro Único, e que gera o público com perfil a ser acompanhado pelas políticas de assistência social de cada município. Investiga-se neste trabalho o compromisso de qualificação profissional, como uma das propostas de superação da pobreza e miséria. Ainda há muito a ser aprimorado nas propostas como essa, no sentido de realmente fazer com que a pessoa inserida no programa não se acomode e melhore realmente sua vida para não precisar mais do auxílio governamental. A formação profissional é um dos caminhos e o trabalho, como consequência dessa formação. É um grande aporte para a garantia de melhores condições de vida e de cidadania.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (23 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.titleFormação profissional aos beneficiários do Programa Bolsa Famíliapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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