A evasão escolar no contexto da educação do campo : um estudo bibliográfico
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Data
2016Autor
Pasti, Joseni Aparecida Alves de Lima
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Resumo : O presente artigo apresenta uma explanação acerca da problemática da Evasão Escolar que tem se constituído em uma dificuldade que tem acarretado prejuízos tanto para o aluno evadido, quanto para equipe pedagógica e sociedade em sua totalidade. Neste trabalho de pesquisa, a evasão escolar será tratada no âmbito da Educação do campo, objetivando proporcionar uma reflexão a respeito das causas impulsionam esse fenômeno. A finalidade principal é apontar e relacionar as principais causas que levam o aluno a ser considerado evadido, e encaminhamos a apontar aspectos sobre a responsabilidade do Estado, família e escola em prol de reverter essa situação. Para efetivação dessa produção o estudo foi pautado em pesquisadores, estudiosos e autores que tem se dedicado em elucidar essas questões como Comilo (2008), Dore (2011), dentre outros. A trajetória metodológica encontra-se fundamentada na abordagem da pesquisa bibliográfica. As decorrências da pesquisa apontam para uma reflexão onde é necessário desenvolver estratégias, propostas e medidas que possam superar essa condição de evasão, para tanto é imprescindível que ocorra um consenso e harmonia entre os envolvidos e que as políticas públicas voltadas para a educação sejam favorecidas, proporcionando acesso e permanência de qualidade.