As vivências sociais e familiares dos discentes da Escola Municipal de Campo Olavo Bilac, em Sapopema/PR, que residem no Conjunto Renascer
Resumo
Resumo : Este artigo aborda as vivências sociais e familiares de crianças residentes no Conjunto Renascer, em Sapopema/PR e suas influências no desempenho e comportamento escolar na Escola Municipal do Campo Olavo Bilac. Escolheu-se o Conjunto Renascer por este ser considerado o bairro com maior índice de evasão, abandono, mau comportamento e desempenho escolar, sendo também um dos bairros mais pobres do município. Para coleta de informações realizou-se pesquisa qualitativa, utilizando-se método indutivo, onde fez-se um recorte selecionando 7 alunos que mais apresentaram queixas pela escola. Foram aplicados questionários com perguntas semi-estruturadas aos referidos alunos e seus responsáveis. Constatou-se que nenhum membro das famílias entrevistadas passou do 6º ano do ensino fundamental, sendo que identificou-se adolescentes em idade escolar fora da escola, formando um ciclo intergeracional de difícil rompimento. Todos os entrevistados relataram já ter presenciado ou sofrido situações de violência na família e/ou no bairro como brigas, agressões físicas e/ou verbais, roubos, furtos, uso abusivo de álcool e uso de drogas ilícitas. Com a pesquisa, constatou-se a necessidade de ações conjuntas entre família, escola, comunidade e rede de proteção social a fim de trabalhar as realidades vividas por essas crianças, combatendo situações de violência e realizando ações de prevenção e orientação com as famílias e com a comunidade, buscando melhorar a qualidade de vida ddo público atendido.