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dc.contributor.authorTibério, Fabiana Franciscopt_BR
dc.contributor.otherCastex, Lilian Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-07T19:06:40Z
dc.date.available2021-07-07T19:06:40Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53674
dc.descriptionOrientador : Prof(a). Dr(a). Lilian Costa Castexpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Edeucação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho procura discutir as questões relacionadas ao programa Bolsa Família e as implicações educacionais no contexto dos Institutos Federais. Considerando o alto investimento em sua implantação, sua capilaridade territorial e sua missão de ser escola socialmente referenciada, o Instituto Federal constitui uma importante ação governamental na direção de romper com o ciclo de reprodução da pobreza, por meio da oferta de educação profissional e tecnológica, pública e de qualidade. Trata-se de uma política pública para a educação profissional, que se quer comprometida com o todo social, e que busca superar as limitações de uma educação centrada em indicadores de mão de obra para o mercado de trabalho, propondo novas possibilidades. O artigo apresenta os limites e as possibilidades desse modelo de Instituição de ensino, especificamente do Instituto Federal do Paraná. Os dados para esse estudo foram obtidos por meio da leitura e análise dos documentos que norteiam a implementação da política educacional, referentes ao crescimento do Instituto Federal e aos resultados que essa instituição vem apresentando nesses seus primeiros anos de atuação. Os autores que fundamentaram esse estudo foram Arroyo (2015); Frigotto (2010) e Ramos (2010), entre outros. A partir das investigações é possível inferir a educação profissional no Instituto Federal, como formação técnica aos estudantes, mas também como possibilidade de ingresso na educação superior. A educação profissional é entendida como possibilidade de subsidiar os estudantes à superação de fragilidades sociais e os Institutos Federais desempenham o papel educacional de fomentar a educação para uma sociedade mais igualitária.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (19 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleReflexões sobre a educação profissional no combate à desigualdade social : o papel do Instituto Federalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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