dc.contributor.advisor | Silva, João Paulo de Souza da | pt_BR |
dc.contributor.author | Luy, Doraci Senger | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T18:06:05Z | |
dc.date.available | 2021-05-20T18:06:05Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53661 | |
dc.description | Orientador : Prof. João Paulo de Souza da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo tenciona questões sobre a importância da Interação entre Escola e Família e pela descentralização do trabalho de sala de aula, para menorizar a desigualdade social e conhecer de perto a pobreza existente na comunidade, que vai além de ensinar os alunos, pois se entende que seja necessário, a partir dos trabalhos na escola, na família e na comunidade escolar, fazer a diferença, respeitando a existência de tempos e modos diversos de ser, viver e produzir. A mera constatação da estreita correlação entre mundo familiar e mundo escolar não basta para mudar o quadro tão antigo e atual da conversão das desigualdades sociais em desigualdades escolares. Na perspectiva de uma educação de qualidade para todos, essa situação precisa ser enfrentada, pois a escola pública eficaz deve ser capaz de ajudar a garantir a cada um de seus alunos, independentemente das condições de seu grupo familiar, o direito de aprender. Asseverar que a educação básica de qualidade é uma das principais estratégias para romper o ciclo da pobreza e reduzir as desigualdades sociais, desmistificar e quebrar alguns paradigmas, retratando de forma simples e clara a prática docente, como meio de investigação de novas possibilidades de superação dos entraves e dos desafios a serem enfrentados para um ensino mais eficaz e inovador. A metodologia utilizada será baseada na experiência docente e na pesquisa bibliográfica, buscando reunir algumas abordagens significativas e refletir sobre autores contribuintes com o tema. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (17 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Lar e escola | pt_BR |
dc.subject | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | A escola adentra a comunidade : superando a desigualdade social, promovendo a inclusão | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |