Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, João Paulo de Souza dapt_BR
dc.contributor.authorLuy, Doraci Sengerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T18:06:05Z
dc.date.available2021-05-20T18:06:05Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53661
dc.descriptionOrientador : Prof. João Paulo de Souza da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tenciona questões sobre a importância da Interação entre Escola e Família e pela descentralização do trabalho de sala de aula, para menorizar a desigualdade social e conhecer de perto a pobreza existente na comunidade, que vai além de ensinar os alunos, pois se entende que seja necessário, a partir dos trabalhos na escola, na família e na comunidade escolar, fazer a diferença, respeitando a existência de tempos e modos diversos de ser, viver e produzir. A mera constatação da estreita correlação entre mundo familiar e mundo escolar não basta para mudar o quadro tão antigo e atual da conversão das desigualdades sociais em desigualdades escolares. Na perspectiva de uma educação de qualidade para todos, essa situação precisa ser enfrentada, pois a escola pública eficaz deve ser capaz de ajudar a garantir a cada um de seus alunos, independentemente das condições de seu grupo familiar, o direito de aprender. Asseverar que a educação básica de qualidade é uma das principais estratégias para romper o ciclo da pobreza e reduzir as desigualdades sociais, desmistificar e quebrar alguns paradigmas, retratando de forma simples e clara a prática docente, como meio de investigação de novas possibilidades de superação dos entraves e dos desafios a serem enfrentados para um ensino mais eficaz e inovador. A metodologia utilizada será baseada na experiência docente e na pesquisa bibliográfica, buscando reunir algumas abordagens significativas e refletir sobre autores contribuintes com o tema.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (17 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLar e escolapt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleA escola adentra a comunidade : superando a desigualdade social, promovendo a inclusãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples