dc.contributor.author | Leifheit, Adriana Aparecida Rossini | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Maysa Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T15:02:39Z | |
dc.date.available | 2021-06-18T15:02:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53610 | |
dc.description | Orientadora : Ms. Maysa Ferreira da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Neste trabalho serão abordados aspectos relativos à educação formal e a não formal, neste caso tratar-se-á sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, de responsabilidade da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social, discorrendo sobre suas características, especificidades, relação e contribuição com a educação escolar formal. Utilizou-se para este estudo a técnica de revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, pautado em autores os quais discutem os dois modelos educacionais: o formal desenvolvido nos sistemas escolares tradicionais e o não formal desenvolvido nos mais diferentes espaços. Há de se considerar, contudo, que em nenhum momento esta reflexão tem como mérito incitar uma descolarização, mas enfatizar a necessidade de compreender que o modelo tradicional de educação sozinha não tem dado conta de uma educação integral do sujeito. Assim, conhecer e reconhecer outras práticas educativas para além dos espaços escolares, as quais também contribuem para a educação do sujeito que dela participa, torna-se cada vez mais necessário. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (21 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Características relevantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para a educação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades sociais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |