• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância do pedagogo na formação continuada dos professores

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R - E - ELAINE CRISTINA FERREIRA MORAIS.pdf (304.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Morais, Elaine Cristina Ferreira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A formação continuada em serviço é um direito dos profissionais de educação, existem muitas políticas públicas voltadas para esta demanda. As Secretarias de Educação possuem departamentos específicos para elaboração e execução de cursos para docentes, porém é no chão da escola que se verifica e constata as reais necessidades de aprimoramento e formação destes profissionais. O pedagogo possui acesso privilegiado a estas defasagens e necessidades de formações específicas, pois cabe a este profissional acompanhar o percurso pedagógico desde o planejamento até a execução das atividades propostas para atingir os objetivos elencados para cada faixa etária, o que torna possível traçar as principais dificuldades encontradas pelos educadores diante de sua prática. Esta pesquisa fundamentou-se teoricamente em diversos autores destacando-se Christov (2009), Santos (2005), Candau (2005). O estudo teve como origem uma intervenção realizada em um CMEI situado no município de Pinhais/PR. A pesquisa concluiu que: - É papel do pedagogo e uma de suas funções, proporcionar momentos de estudo, mas não só dele, pois o profissional e a entidade mantenedora também são responsáveis por esta questão. – O pedagogo deve buscar o fortalecimento teórico de acordo com os problemas encontrados no contexto escolar, tornando assim a formação continuada em serviço significativa, pois esta deve ser pensada de acordo com a realidade e demandas da comunidade escolar em que atua.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53198
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail