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dc.contributor.authorMorais, Elaine Cristina Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Vanisse Simone Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T16:16:07Z
dc.date.available2019-11-20T16:16:07Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53198
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dra. Vanisse Simone Alves Corrêapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A formação continuada em serviço é um direito dos profissionais de educação, existem muitas políticas públicas voltadas para esta demanda. As Secretarias de Educação possuem departamentos específicos para elaboração e execução de cursos para docentes, porém é no chão da escola que se verifica e constata as reais necessidades de aprimoramento e formação destes profissionais. O pedagogo possui acesso privilegiado a estas defasagens e necessidades de formações específicas, pois cabe a este profissional acompanhar o percurso pedagógico desde o planejamento até a execução das atividades propostas para atingir os objetivos elencados para cada faixa etária, o que torna possível traçar as principais dificuldades encontradas pelos educadores diante de sua prática. Esta pesquisa fundamentou-se teoricamente em diversos autores destacando-se Christov (2009), Santos (2005), Candau (2005). O estudo teve como origem uma intervenção realizada em um CMEI situado no município de Pinhais/PR. A pesquisa concluiu que: - É papel do pedagogo e uma de suas funções, proporcionar momentos de estudo, mas não só dele, pois o profissional e a entidade mantenedora também são responsáveis por esta questão. – O pedagogo deve buscar o fortalecimento teórico de acordo com os problemas encontrados no contexto escolar, tornando assim a formação continuada em serviço significativa, pois esta deve ser pensada de acordo com a realidade e demandas da comunidade escolar em que atua.pt_BR
dc.format.extent12 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectProfessores - Educação permanentept_BR
dc.titleA importância do pedagogo na formação continuada dos professorespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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