dc.contributor.author | Morais, Elaine Cristina Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Corrêa, Vanisse Simone Alves | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T16:16:07Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T16:16:07Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53198 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dra. Vanisse Simone Alves Corrêa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A formação continuada em serviço é um direito dos profissionais de educação, existem muitas políticas públicas voltadas para esta demanda. As Secretarias de Educação possuem departamentos específicos para elaboração e execução de cursos para docentes, porém é no chão da escola que se verifica e constata as reais necessidades de aprimoramento e formação destes profissionais. O pedagogo possui acesso privilegiado a estas defasagens e necessidades de formações específicas, pois cabe a este profissional acompanhar o percurso pedagógico desde o planejamento até a execução das atividades propostas para atingir os objetivos elencados para cada faixa etária, o que torna possível traçar as principais dificuldades encontradas pelos educadores diante de sua prática. Esta pesquisa fundamentou-se teoricamente em diversos autores destacando-se Christov (2009), Santos (2005), Candau (2005). O estudo teve como origem uma intervenção realizada em um CMEI situado no município de Pinhais/PR. A pesquisa concluiu que: - É papel do pedagogo e uma de suas funções, proporcionar momentos de estudo, mas não só dele, pois o profissional e a entidade mantenedora também são responsáveis por esta questão. – O pedagogo deve buscar o fortalecimento teórico de acordo com os problemas encontrados no contexto escolar, tornando assim a formação continuada em serviço significativa, pois esta deve ser pensada de acordo com a realidade e demandas da comunidade escolar em que atua. | pt_BR |
dc.format.extent | 12 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação permanente | pt_BR |
dc.title | A importância do pedagogo na formação continuada dos professores | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |