Campanha eleitoral para vereador em cidade pequena : um estudo de caso
Resumo
Resumo : O marketing eleitoral se firmou como um dos pilares que sustentam as grandes campanhas políticas no Brasil e no mundo, recebendo destaque na mídia na última década, por vezes sendo citado como fator determinante na vitória de algum candidato. Este trabalho pretende analisar o uso das ferramentas do marketing eleitoral em campanhas pequenas, verificando se os candidatos a vereador de cidades menores também utilizam desses recursos e analisando se o candidato que segue os princípios do marketing eleitoral obtém alguma vantagem em relação aos candidatos que não utilizam tais princípios. Tomou-se como base os autores GOMES/2004, ITEN/2012, LIMA/2002, MANHANELLI/1988, entre outros. Para o estudo de caso, a cidade de Rio Negrinho, em Santa Catarina, foi selecionada e as eleições municipais de 2012 nesse município foram analisadas. Para essa análise, foram feitos levantamentos estatísticos sobre a região, sobre o eleitorado e, por fim, uma série de entrevistas com alguns dos candidatos a vereador que protagonizaram campanhas resultantes em situações diversas: candidato com boa votação; candidato com votação média; candidato com votação baixa. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que a maioria das campanhas de vereadores de cidades pequenas é improvisada e fragilmente estruturada
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