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dc.contributor.advisorMaia, Luiz Paulo, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorMagno, Jeaniel Carlospt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T13:25:43Z
dc.date.available2023-03-07T13:25:43Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52691
dc.descriptionOrientador: Luiz Paulo Maia.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Relações Públicas.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Entre os anos 2013 e 2016, uma página nas redes sociais ganhou destaque na mídia, pela performance apresentada como ferramenta de comunicação. Conhecida por Prefs, um perfil no facebook administrado pelo Setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curitiba, transformou-se em referencial de pesquisa para muitos artigos científicos, que investigaram a proposta de comunicação adotada pelos agentes da comunicação daquele Orgão Público. Esta monografia teve por intuito aproximar o tema Comunicação Pública em Contexto de Convergência, das especificidades e das normas que regem a profissão de Relações Públicas, afim de promover estratégias que aplicadas no processo de comunicação, se tornem instrumentos para estimular o cidadão a coparticipar das decisões de interesse e utilidade pública. Para isto, o objetivo geral foi verificar que fundamentos guiaram aqueles agentes, para aplicarem ações de comunicação pública naquele espaço público. Portanto o primeiro objetivo, foi investigar a temporalidade histórca do contexto, para saber se havia uma consciência coletiva que privilegiasse ações voltadas a centralizar o processo de comunicação no cidadão e os possíveis equívocos detectados no trato da comunicação, extraídos à lúz das teorias. O segundo objetivo, foi investigar a performance da comunicação pública aplicada na prática e os possíveis equívocos detectados à luz das teorias, ao monitorar uma postagem relacionada as Unidades de Pronto Atendimento à Saúde, as, UPAs. O terceiro objetivo foi elaborar uma pesquisa de opinião para investigar o grau de importância do Facebook como ferramenta valorativa para promover interação entre Estado/Governo e Sociedade e verificar o nível de coparticipação do cidadão e o grau de competência técnica do agente para promover interação e a coparticipação do cidadão no espaço público para debate. A questão epistemológica respondida, abriu sentença para saber de que forma o estudo das especificidades e as normas que regem a profissão de relações públicas poderia auxiliar o agente comunicador da Prefs a instaurar naquele espaço público uma condição favorável a coparticipação do cidadão. Dos resultados obtidos, constatou-se na hipótese levantada, que o método para o agente da comunicação pública possa promover interação e a coparticipação do cidadão, passa pelos fundamentos que regem a profissão de Relações Públicas e pela aplicação de estratégias de comunicação, coincidentes com a comunicação pública em contexto de convergência. Também foi possível constatar, que a página investiu em campanhas institucionais, que contagiaram o público a participar das ações promovidas, assim como, promover transparência na página, e a não interferência dos agentes público políticos naquele espaço, contudo, se ressentiu de fundamentos em Relações Públicas e Comunicação Pública para o trato de crises e para promover o engajamento do cidadão curitibano num projeto de longo prazo, mas teve no público entre 18 e 24 anos, sua maior possibilidade de promover uma Comunicação Pública de vanguarda.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConvergência midiáticapt_BR
dc.subjectComunicação na administração públicapt_BR
dc.titleComunicação pública em contexto de convergência : o caso da Prefs sob a ótica das relações públicaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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