Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Josafá Moreira da, 1978pt_BR
dc.contributor.authorLeal, Joanita Moreira de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T20:20:10Z
dc.date.available2019-12-02T20:20:10Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52285
dc.descriptionOrientador : Josafá Moreira Cunhapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo focaliza as relações étnico- raciais, e na discussão sobre o papel de instituições escolares para prevenir e reduzir a discriminação e o preconceito racial, em especial nos contextos escolares. Considera como problema desencadeador de pesquisa o questionamento a respeito da forma como deve ser trabalhado as relações étnico raciais nas escolas para evitar que atitudes preconceituosas conscientes ou não por parte da equipe escolar e dos educandos perpetuem o preconceito racial e a discriminação. Tem como objetivo central analisar criticamente e discutir as ações discriminatórias em contextos escolares, avaliando a potencial de contribuição da escola para estabelecer relações étnico-raciais positivas. Busca resposta para a questão por meio de análise crítica da literatura. O resultado do percurso investigativo permite inferir que há um número crescente de propostas na literatura voltadas para a promoção da diversidade e redução de atitudes preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar. Entretanto, professores muitas vezes ainda sentem-se despreparado para lidar com questões étnico raciais, silenciando-se e deixando margem para que atitudes preconceituosas sejam ainda um lugar comum em muitas escolas. Novos estudos devem investir em avanços na discussão de estratégias para a redução do racismo nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This article focuses on ethnic-racial relations, especially on the role of schools to prevent and reduce discrimination and racial prejudice. It discusses how ethnic-racial relations could be improved in school settings, in order to prevent biased attitudes and behaviors, conscious or not, from school staff and students – which may replicate racial prejudice and discrimination. It mostly aims at reviewing and discussing the discriminatory actions in school settings, evaluating the potential school's contribution to achieving positive ethnic-racial relations. These issues are approached through a critical analysis of the literature on the issue. Results allows us to infer that there is a growing number of publications aimed at promoting diversity and reducing biased and discriminatory attitudes in the school context. However, teacher are often still unprepared to deal with racial ethnic issues, remaining in silence so that biased attitudes are still a common place in school contexts. Further research should investigate strategies to reduce racism in school settings.pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectRelações etnicaspt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.titleDiscriminação e preconceito racial em ambiente escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples