• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Discriminação e preconceito racial em ambiente escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JOANITA MOREIRA DE SOUZA LEAL.pdf (291.0Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Leal, Joanita Moreira de Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo focaliza as relações étnico- raciais, e na discussão sobre o papel de instituições escolares para prevenir e reduzir a discriminação e o preconceito racial, em especial nos contextos escolares. Considera como problema desencadeador de pesquisa o questionamento a respeito da forma como deve ser trabalhado as relações étnico raciais nas escolas para evitar que atitudes preconceituosas conscientes ou não por parte da equipe escolar e dos educandos perpetuem o preconceito racial e a discriminação. Tem como objetivo central analisar criticamente e discutir as ações discriminatórias em contextos escolares, avaliando a potencial de contribuição da escola para estabelecer relações étnico-raciais positivas. Busca resposta para a questão por meio de análise crítica da literatura. O resultado do percurso investigativo permite inferir que há um número crescente de propostas na literatura voltadas para a promoção da diversidade e redução de atitudes preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar. Entretanto, professores muitas vezes ainda sentem-se despreparado para lidar com questões étnico raciais, silenciando-se e deixando margem para que atitudes preconceituosas sejam ainda um lugar comum em muitas escolas. Novos estudos devem investir em avanços na discussão de estratégias para a redução do racismo nas escolas.
     
    Abstract : This article focuses on ethnic-racial relations, especially on the role of schools to prevent and reduce discrimination and racial prejudice. It discusses how ethnic-racial relations could be improved in school settings, in order to prevent biased attitudes and behaviors, conscious or not, from school staff and students – which may replicate racial prejudice and discrimination. It mostly aims at reviewing and discussing the discriminatory actions in school settings, evaluating the potential school's contribution to achieving positive ethnic-racial relations. These issues are approached through a critical analysis of the literature on the issue. Results allows us to infer that there is a growing number of publications aimed at promoting diversity and reducing biased and discriminatory attitudes in the school context. However, teacher are often still unprepared to deal with racial ethnic issues, remaining in silence so that biased attitudes are still a common place in school contexts. Further research should investigate strategies to reduce racism in school settings.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52285
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV