dc.contributor.author | Henriques, Maria Salete Zugliani | pt_BR |
dc.contributor.other | Rehme, Marta Francis Benevides | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T19:48:47Z | |
dc.date.available | 2019-07-17T19:48:47Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51833 | |
dc.description | Orientador : Marta F. Benevides Rehme | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Existe um reconhecimento internacional da necessidade de mudança na
educação de profissionais de saúde frente à inadequação dos cursos em responder às
demandas sociais. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
CNE/CES 2014, que estabelece os princípios, os fundamentos e as finalidades da
formação em Medicina, as escolas médicas no Brasil passam por uma reformulação .
O processo de mudança traz inúmeros desafios. Contrapondo-se à prática corrente do
ensino tradicional, a visão construtivista coloca o professor no papel de provocador do
raciocínio do aluno. Assim, valoriza experiências concretas e problematizadoras e
também desenvolve diferentes processos mentais que o leve a uma aprendizagem
significativa. A intenção é promover a integração de conteúdos (utilizando diferentes
processos mentais) e ultrapassar a memorização de diagnósticos baseados em sinais e
sintomas.
Este artigo busca, com base em trabalhos de pesquisadores e na experiência da
autora, desenvolver uma reflexão sobre as possibilidades e limites de inovação pedagógica
na aplicação da metodologia P.B.L. [problem based learning] na disciplina de AIS
[atenção integral à saúde] do departamento de saúde coletiva da UFPR. | pt_BR |
dc.format.extent | 11 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação medica | pt_BR |
dc.subject | Saude comunitaria | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aplicabilidade da metodologia P.B.L. [Problem Based Learning] na disciplina A.I.S. [Atenção Integral à Saúde] | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |