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dc.contributor.authorSantos, Leticia da Cruz dospt_BR
dc.contributor.otherPires, Péricles José, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-14T16:44:34Z
dc.date.available2019-01-14T16:44:34Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51518
dc.descriptionOrientador : Péricles José Pirespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente projeto teve como propósito avaliar os objetivos em relação ao futuro profissional dos alunos que estudam o ensino médio do período noturno da Escola Estadual José Bonifácio. Verificar se estes já apresentam pretensão profissional após a conclusão do ensino médio. Para tal, foi aplicado um questionário com quinze questões que abrangem o futuro profissional e a motivação do aluno. Através do resultado, foi possível observar que alguns alunos apresentavam algum foco profissional. A maioria reflete sobre o futuro, mas de uma maneira vaga e ampla, sem direcionamento específico, sendo apenas sete alunos que realmente tinham uma profissão escolhida. Com isso é observado que os estudantes, após concluírem o ensino médio, não sabem o que irão fazer em relação ao futuro profissional. É necessária uma intervenção na área motivacional do aluno em relação ao seu futuro. Com o resultado, foi desenvolvido uma proposta que possa atender à exigência e a necessidade dos alunos em relação qual profissão escolher para ir em busca do mercado de trabalho após a conclusão do ensino médio. A intenção de desenvolver esse trabalho veio através de leituras de artigos na área motivacional, observações de relatos de profissionais da educação, da exposição da mídia de um aumento considerável de evasão escolar, reprovação, diminuição do interesse do aluno em relação à escola, um aumento do desrespeito do aluno, e até dos pais, sofrido pelo professor e um crescente índice de adolescentes infratores. O propósito de trabalhar o lado motivacional em relação a carreira profissional é para que o estudante nãosinta que é inútil a sua frequência na escola, e com isso, para que toda essa realidade citada acima, diminuam com o tempo. A falta de objetivo que os jovens apresentam em relação ao seu futuro só traz prejuízos a eles mesmos. Estimulando o adolescente a pensar no amanhã, ele refletirá que suas atitudes só irão beneficiálo. Tendo um aluno motivado na sala de aula, o desempenho escolar irá melhorar, enriquecerá a relação aluno-professor –pais –aluno, poderá diminuir o índice de desistência, evasão e reprovação escolar, poderão minimizar a quantidade de adolescentes infratores, e o mais importante, formará um adolescente que terá foco e direção em seu futuro profissional, e quem sabe formando um cidadão pronto para o mercado de trabalho, transformando o adolescente em um adulto pronto à sociedade.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectEnsino médio - Evasão escolarpt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectJovens - Mercado de trabalhopt_BR
dc.titleAnálise sobre objetivo profissional e seu interesse na sala de aula dos alunos de ensino médio do período noturno da Escola Estadual José Bonifáciopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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