• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão pública
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão pública
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise sobre objetivo profissional e seu interesse na sala de aula dos alunos de ensino médio do período noturno da Escola Estadual José Bonifácio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LETICIA DA CRUZ DOS SANTOS.pdf (310.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Santos, Leticia da Cruz dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente projeto teve como propósito avaliar os objetivos em relação ao futuro profissional dos alunos que estudam o ensino médio do período noturno da Escola Estadual José Bonifácio. Verificar se estes já apresentam pretensão profissional após a conclusão do ensino médio. Para tal, foi aplicado um questionário com quinze questões que abrangem o futuro profissional e a motivação do aluno. Através do resultado, foi possível observar que alguns alunos apresentavam algum foco profissional. A maioria reflete sobre o futuro, mas de uma maneira vaga e ampla, sem direcionamento específico, sendo apenas sete alunos que realmente tinham uma profissão escolhida. Com isso é observado que os estudantes, após concluírem o ensino médio, não sabem o que irão fazer em relação ao futuro profissional. É necessária uma intervenção na área motivacional do aluno em relação ao seu futuro. Com o resultado, foi desenvolvido uma proposta que possa atender à exigência e a necessidade dos alunos em relação qual profissão escolher para ir em busca do mercado de trabalho após a conclusão do ensino médio. A intenção de desenvolver esse trabalho veio através de leituras de artigos na área motivacional, observações de relatos de profissionais da educação, da exposição da mídia de um aumento considerável de evasão escolar, reprovação, diminuição do interesse do aluno em relação à escola, um aumento do desrespeito do aluno, e até dos pais, sofrido pelo professor e um crescente índice de adolescentes infratores. O propósito de trabalhar o lado motivacional em relação a carreira profissional é para que o estudante nãosinta que é inútil a sua frequência na escola, e com isso, para que toda essa realidade citada acima, diminuam com o tempo. A falta de objetivo que os jovens apresentam em relação ao seu futuro só traz prejuízos a eles mesmos. Estimulando o adolescente a pensar no amanhã, ele refletirá que suas atitudes só irão beneficiálo. Tendo um aluno motivado na sala de aula, o desempenho escolar irá melhorar, enriquecerá a relação aluno-professor –pais –aluno, poderá diminuir o índice de desistência, evasão e reprovação escolar, poderão minimizar a quantidade de adolescentes infratores, e o mais importante, formará um adolescente que terá foco e direção em seu futuro profissional, e quem sabe formando um cidadão pronto para o mercado de trabalho, transformando o adolescente em um adulto pronto à sociedade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51518
    Collections
    • Gestão pública [368]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV