dc.contributor.advisor | Franklin, Karen, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Suriel Cristina Maia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:44:14Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T18:44:14Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51460 | |
dc.description | Orientadora: Karen Franklin | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A ética não só serve de base para as relações humanas, mas também para permear relações sociais, observando que os filósofos consideram a ética base ou alicerce da justiça e\ou do direito, para que os seres humanos possam viver em sociedade. Com o retorno do ensino da Filosofia no Brasil, inicialmente como tema transversal apontado nos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1999 e a partir de 2009 e com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB a filosofia torna-se uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio em todo o país, desafiando os educadores a aplicá-la de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem. Portanto a introdução do ensino de filosofia busca provocar, nos alunos do ensino médio, inquietações que os façam refletir e fazer as mudanças necessárias para que construam sua própria autonomia e senso crítico. Aprender a ter atitudes filosóficas, ou seja, desenvolver a capacidade de indagar é um dos objetivos da disciplina de filosofia. Assim se faz necessário que ética e filosofia sejam premissas que venham contribuir para a aprendizagem no ensino médio. É importante que diante desta filosofia crítica e indagadora, possamos impedir a estagnação frente a diversas experiências, contribuindo para mudar as condições educativas em que estamos imersos. Dessa forma, a filosofia se realiza pela reflexão, diante do processo de reflexão, para que o indivíduo perceba-se um ser ético. | pt_BR |
dc.format.extent | 44 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ética - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | A concepção de ética no ensino médio na disciplina de filosofia | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |