• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A concepção de ética no ensino médio na disciplina de filosofia

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - SURIEL CRISTINA MAIA PEREIRA.pdf (616.0Kb)
    Date
    2015
    Author
    Pereira, Suriel Cristina Maia
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ética - Filosofia
    Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : A ética não só serve de base para as relações humanas, mas também para permear relações sociais, observando que os filósofos consideram a ética base ou alicerce da justiça e\ou do direito, para que os seres humanos possam viver em sociedade. Com o retorno do ensino da Filosofia no Brasil, inicialmente como tema transversal apontado nos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1999 e a partir de 2009 e com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB a filosofia torna-se uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio em todo o país, desafiando os educadores a aplicá-la de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem. Portanto a introdução do ensino de filosofia busca provocar, nos alunos do ensino médio, inquietações que os façam refletir e fazer as mudanças necessárias para que construam sua própria autonomia e senso crítico. Aprender a ter atitudes filosóficas, ou seja, desenvolver a capacidade de indagar é um dos objetivos da disciplina de filosofia. Assim se faz necessário que ética e filosofia sejam premissas que venham contribuir para a aprendizagem no ensino médio. É importante que diante desta filosofia crítica e indagadora, possamos impedir a estagnação frente a diversas experiências, contribuindo para mudar as condições educativas em que estamos imersos. Dessa forma, a filosofia se realiza pela reflexão, diante do processo de reflexão, para que o indivíduo perceba-se um ser ético.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51460
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV