• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Políticas educacionais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Políticas educacionais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Maquiavel e as relações entre ética e política na sala de aula no nível médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSANGELA AZENHA.pdf (716.0Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Azenha, Rosangela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Ao nome de Maquiavel, por séculos e até no cotidiano do povo, foi associado e difundido a imagem do maquiavelismo. O qual é caracterizado por uma negatividade como sugerida pela expressão "Old Nick" (velho Nick), a fim de designar o próprio diabo em referência ao seu primeiro nome, Nicolau. Podemos dizer que a leitura unicamente da obra O Príncipe pelo público que ignora o conjunto de sua obra produz uma cultura composta de pré-julgamentos negativos em relação ao seu pensamento. Mas, se o público gerador de tais críticas não "esquecesse" de dar um passo adiante, no sentido de examinar as outras obras do autor certamente muitas lacunas seriam dissolvidas. No Ensino Médio é importante o estudo da obra o Príncipe tendo em mente este panorama que circunda o autor, visto que ele marca o início da modernidade no pensamento político. O objetivo deste trabalho é estudar as relações entre Ética e Política no pensamento de Maquiavel. Tendo em vista conceitos como autonomia da política perante as outras esferas de poder, como a religião e a moral, a subordinação da ética a política, rejeição a ética cristã são conceitos do pensamento de Maquiavel que contribuirá para a compreensão da política praticada na atualidade pelos estudantes que cursam o Ensino Médio. Entendendo a metodologia de ensino como um conjunto de atividades que viabilizam o processo educativo. Procuramos propor atividades didáticas que contemplassem técnicas e métodos em correlação direta com o interesse e realidade dos educandos a fim de trabalhar o conteúdo em questão.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51382
    Collections
    • Políticas educacionais [104]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV